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Type: TCC
Title: Análise de eficiência de lojas do setor do varejo de moda por meio da metodologia Análise Envoltória de Dados
Authors: Carneiro, Rebeca Farias
Advisor: Prata, Bruno de Athayde
Keywords: DEA;Varejo;Análise de desempenho;Eficiência;Fronteira invertida;Benchmarking
Issue Date: 2018
Citation: CARNEIRO, Rebeca Farias. Análise de eficiência de lojas do setor do varejo de moda por meio da metodologia Análise Envoltória de Dados. 2018. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Em um setor marcado pela alta competitividade e a busca constante por maior participação no market share, é de fundamental importância no varejo de moda a avaliação das unidades da companhia, no que se refere à eficiência operacional. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a eficiência de unidades de uma empresa do segmento do varejo de moda por meio da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) durante o período de janeiro a dezembro de 2017. Para tanto, foi realizada uma análise quantitativa destas unidades por meio da seleção de seis variáveis, dois insumos e quatro produtos, consideradas relevantes para a organização e aplicado o modelo BCC e o modelo da fronteira invertida utilizando o programa R para a mensuração da eficiência das filiais. Assim, após a aplicação da metodologia, foi possível identificar, dentre as 21 unidades do estudo, a filial benchmarking da regional avaliada. Em conclusão, foi possível mensurar a eficiência das unidades através da utilização de um indicador único, resultado da correlação das seis variáveis selecionadas e os resultados apresentados na organização tiveram repercussões positivas, como a criação de uma rotina anual para estudo da eficiência das unidades da empresa.
Abstract: In a sector marked by high competitiveness and constant search for higher participation in the market share, it is essential for the fashion retail to carry out the performance evaluation of the company's units, especially the operational efficiency. In this context, the goal of this study is to analyse the efficiency of the units of a fashion retail company through Data Envelopment Analysis (DEA) during january to december of 2017. To achieve this, a quantitative analysis of these units was made through the selection of six variables, two inputs and four outputs, considered relevant for the organization and applied the BCC model and the inverted frontier technique, using the R program, to measure the efficiency of units. Thus, after the methodology application, it was possible to identify, among the 21 units of study, the unit benchmarking among those evaluated. In conclusion, it was possible to measure the efficiency of units using a single indicator, resulted from the correlation of six variables selected, and the results presented in the organization had positive repercussions, such as the creation of an annual routine to study the efficiency of units in the company.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47043
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