Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47030
Tipo: TCC
Título: Estratégias de adaptação das comunidades de pescadores às mudanças climáticas : o caso da foz do rio Jaguaribe
Autor(es): Oliveira, Aretha Alves
Orientador: Araújo, Rogério César Pereira de
Palavras-chave: Mudanças climáticas;Impacto ambiental;Escala de Likert;Fortim e Aracati
Data do documento: 2010
Citação: OLIVEIRA, Aretha Alves. Estratégias de adaptação das comunidades de pescadores às mudanças climáticas : O caso da foz do rio Jaguaribe. 2010. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. 48 f.
Resumo: Embora o clima tenha apresentado mudanças ao longo da história da Terra, em todas as escalas de tempo, percebe-se que a mudança atual apresenta alguns aspectos distintos. Por exemplo, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera observada em 2005 excedeu, e muito, a variação natural dos últimos 650 mil anos, atingindo o valor recorde de 379 partes por milhão em volume - isto 6, um aumento de quase 100 ppmv desde a era pré-industrial. Outro aspecto distinto da mudança atual do clima é a sua origem: ao passo que as mudanças do clima no passado decorreram de fenômenos naturais, a maior parte da atual mudança do clima, particularmente nos últimos 50 anos, é atribuida às atividades humanas. A principal evidência dessa mudança atual do clima é o aquecimento global, que foi detectado no aumento da temperatura média global do ar e dos oceanos, no derretimento generalizado da neve e do gelo, e na elevação do nível do mar, não podendo mais ser negada. Atualmente, as temperaturas médias globais de superficie são as maiores dos últimos cinco séculos, pelo menos. A temperatura média global de superficie aumentou cerca de 0,74°C, nos últimos cem anos. Caso não se atue neste aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda neste século, um clima bastante incomum, podendo apresentar, por exemplo, um acréscimo médio da temperatura global de 2°C a 5,8°C, segundo o 4° Relatório do Painel Intergovemamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007. No período de 5 a 7 de Outubro de 2009, foram aplicados 40 questionários do tipo estruturado junto 6. comunidades dos municípios de Fortim e Aracati. Composto por uma escala simétrica (Likert) pontuada entre cinco níveis discretos e crescentes de intensidade, indo do discordo fortemente (1) ao concordo fortemente (5), o questionário explorou satisfatoriamente as atitudes e comportamentos das comunidades em relação aos impactos ambientais ligados a impactos bioffsicos, socioeconômicos e sobre mediadas mitigatórias e adaptativas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47030
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_aaoliveira.pdf44,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.