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Tipo: Artigo de Evento
Título: Dança afro: teoria, prática e novas perspectivas no cotidiano escolar
Autor(es): Videira, Piedade Lino
Nunes, Cicera
Palavras-chave: Dança;Cadernos África e africanidades;Educação
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: UNESP
Citação: VIDEIRA, Piedade Lino; NUNES, Cicera. Dança afro: teoria, prática e novas perspectivas no cotidiano escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 12., 29 out.-02 nov. 2012,. São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP):UNESP, 2012.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir teoricamente sobre a Dança Afro, tendo como cenário as africanidades brasileiras que devem ser transformadas em experiências interculturais envolvendo professores, estudantes e pesquisadores do Brasil sobre essa área de conhecimento ainda pouco valorizada nas escolas. Apresentar a dança afro, como área de conhecimento artístico relevante para o ensino e a formação educacional nas escolas de nosso País. Explicitar os sentidos, significados, a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança afro. Discutir o uso do vídeo como uma estratégia para o ensino de Dança Afro nas escolas. E por fim, reconhecer os espaços escolares como meios de aprendizagem e possibilidades de trocas culturais e ressignificação da corporeidade singular e múltipla dos educandos e professores, a partir de abordagens da dança afro contemporânea ligada à educação.
Abstract: Cet article a comme objectif de refléchir de manière théorique sur la Danse Afro, abordée à partir des africanités brésiliennes qui doivent être transformées em expériences interculturelles mobilisant professeurs, étudiants e chercheurs du Brésil autour de ce domaine de connaissance, encore peu valorisé dans les écoles. Nous présentons la danse afro comme um domaine de connaissance artistique pertinent pour l´enseignement et la formation éducationnelle dans les écoles de notre pays. Nous prenons les sens, les significations, la relation entre créer, exécuter et observer comme moyens d´appréciation de la danse afro. Nous discutons l´utilisation de la vídeo comme stratégie pour l´enseignement de la Danse Afro dans les écoles. Nous reconnaissons les espaces scolaires comme des moyens d´apprentissage e des possibilités d´échanges culturels e de re-signification de la corporéité singulière et multiple des élèves e des professeurs, à partir d´abordages de la danse afro contemporaine liée à l´éducation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47021
ISBN: 978-85-62309-05-02
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