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Tipo: Dissertação
Título: As questões de gênero na educação física escolar e a prática pedagógica de professores e professoras do município de Maracanaú-CE
Autor(es): Timóteo, Ítala Almeida
Orientador: Silva, Maria Eleni Henrique da
Palavras-chave: Educação Brasileira;Possibilidade dialógica;Gênero
Data do documento: 2019
Citação: TIMÓTEO, Ítala Almeida. As questões de gênero na educação física escolar e a prática pedagógica de professores e professoras do município de Maracanaú-CE. 2019. 129f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivos investigar e compreender como as questões de gênero têm emergido durante aulas da Educação Física escolar e analisar o modo com o qual as professoras e os professores de Educação Física do município de Maracanaú-CE têm acolhido tais questões em suas práticas pedagógicas. Para a constituição do referencial teórico, firmou-se a concepção de gênero como construção social (GOELLNER, 2010; LOURO, 2014; MEYER, 2013; SCOTT, 1994), bem como se discutiu a influência do movimento feminista nos estudos de gênero; as concepções de corpo e sexualidade; as marcas de gênero na educação brasileira; os debates sobre gênero na Educação Física escolar; e a possibilidade de se articular as questões gênero na Educação Física escolar com uma proposta dialógica baseada nos estudos de Paulo Freire. No que concerne aos métodos, esta pesquisa, possui caráter qualitativo-descritivo a fim de compreender como as questões de gênero são abordadas nas aulas dos professores e professoras de Educação Física. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os questionários diagnósticos, observações sistematizadas e entrevistas coletivas, e para a discussão de seus resultados, preferiu-se a análise temática como caminho, discorrendo sobre as categorias, definidas a priori, a) conteúdos; b) co-educação; c) sexualidade e identidade de gênero; d) sexismo e expectativas de gênero; e também sobre as categorias surgidas a partir do campo e) participação feminina nas aulas; f) a relação entre docência e discência; e g) a construção de diálogo sobre gênero. Como resultados da pesquisa, anuncia-se que professores e professoras demonstram o interesse em discutir gênero em suas aulas; que este exerce influência em suas práticas pedagógicas; que por meio das suas intervenções é possível mediar os conflitos gerados. Os/as docentes, ao longo das observações, nem sempre endossaram as discussões de gênero em suas aulas, isto mostrou-se ser uma situação limite, contribuindo no reforçamento de estereótipos genereficados. Constatou-se que as intervenções docentes e o diálogo são estratégias possíveis e favoráveis na busca pela equanimidade de gênero nas aulas de Educação Física na escola.
Abstract: This paper aims to investigate and understand how gender issues have emerged during school Physical Education classes and to analyze how teachers of Physical Education in Maracanaú-CE have received such questions in their classes. For the constitution of the theoretical reference, the conception of gender as a social construct was established (GOELLNER, 2010; LOURO, 1997; MEYER, 2013; SCOTT, 1994), as well as the influence of the feminist movement on gender studies; conceptions of body and sexuality; gender marks in Brazilian Education; the debates on gender in Physical School Education; and the possibility of articulating gender issues in School Physical Education with a dialogical proposal based on Paulo Freire's studies. This research has a qualitative-descriptive disposition in order to understand how gender issues are approached in the teachers of Physical Education classes. The instruments used for data collection will be the diagnostic questionnaires, collectives interviews and systematized observations, and for the discussion of their results, thematic analysis was preferred as a path, discussing the categories, previously defined, a) contents; b) co-education; c) sexuality and gender identity; d) sexism and gender expectations; and also on categories arising from the field e) female participation in classes; f) the relationship between teachers and students; and g) the construction of dialogue on gender. As results of the research, it is announced that teachers show interest in discussing gender in their classes; that it influences their pedagogical practices; that through its interventions it is possible to mediate the conflicts. Teachers, throughout the observations, did not always approach the gender discussions in their classes, this proved to be a limiting situation, contributing to the reinforcement of generalized stereotypes. It was found that the teaching interventions and the dialogue are possible and favorable strategies in the search for gender equality in the Physical Education classes in the school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46997
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