Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46983
Tipo: Artigo de Evento
Título: Dança do Marabaixo: cultura Afroamapaense em evidência
Autor(es): Videira, Piedade Lino
Palavras-chave: Cultura;Afrodescendentes;Africanos
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: EdURCA
Citação: VIDEIRA, Piedade Lino. Dança do Marabaixo: cultura Afroamapaense em evidência. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASIL, 18.; CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DE ARTE EDUCAÇÃO; ENCONTRO NACIONAL DE ARTE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA, 1., 27-30 nov. 2008, Crato (CE). Anais... Crato (CE): Ed. EdURCA, 2008. Tema: Arte/Educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes.
Resumo: Nos últimos 20 anos, a pesquisa educacional vem dando importância a especificidade dos afrodescendentes nos processos educacionais formais, visando com isto, contribuir na formação de identidades culturais mais autônomas e livres das dominações eurocêntricas. O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) reafirmam a importância desta especificidade e da necessidade da sua inclusão no processo educativo por intermédio da lei 10.639 de 2003 que modificou a Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tornando obrigatório o ensino da história e da cultura dos Africanos e Afrodescendentes na educação do Brasil. A lei mencionada foi modificada recentemente pela Lei n. 11.645⁄08 que tornou obrigatório também o ensino da história e cultura indígena na educação brasileira. A tomada de ação do governo federal é conseqüência de forte demanda social expressa pelos Movimentos Sociais Negros para a educação libertária dos afrodescendentes. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46983
ISBN: 857563166-7
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eveplvideira.pdf128,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.