Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46970
Tipo: Dissertação
Título : Fatores que interferem no processo ensino aprendizagem do aluno em estágio supervisionado da UFMA
Autor : Silva, Elza Lima
Co-asesor: Leitão, Glória da Conceição Mesquita
Palabras clave : Educação em Enfermagem;Aprendizagem;Centros Cirúrgicos;Estudantes de Enfermagem
Fecha de publicación : 2003
Citación : SILVA, E. L. Fatores que interferem no processo ensino aprendizagem do aluno em estágio supervisionado da UFMA. 2003. 59 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Resumen en portugués brasileño: Análise dos fatores intervenientes no processo de aprendizagem dos alunos do curso de graduação em enfermagem, disciplina Estágio Supervisionado em Centro Cirúrgico da UFMA. Tem por objetivo geral descrever a situação vivenciada pelos alunos no campo de Estágio. A abordagem metodológica é analítico-descritiva e o design é de estudo de caso, tendo como unidade de análise o Hospital Universitário. Participaram do estudo trinta e um estudantes. Chegou-se à conclusão que o Centro Cirúrgico é contexto naturalmente estressante, que há falta de ritual facilitador do entrosamento dos alunos com a equipe do serviço, que há jogo de poder do cirurgião como chefe da equipe, que falta maturidade aos alunos e, que apesar dos problemas iniciais os alunos terminaram o Estágio com certo grau de satisfação.
Abstract: Analysis of the intervening factors in the íearning process of the students of the graduation course in nursing, apprenticeship Discipline Supervised at UFMA’s Surgical Center. It has for general aim the description of the situation lived by the students in the field of the Apprenticeship. The methodological approach is analytic- descriptive and design belongs to study of ease, having as unit of analysis the Academic Hospital. They took part in the study 31 students. They got to the conciusion that the Surgical Center is a naturally stressing context, which there is lack of facilitative ritual of the obstruction of the students with the team of the Service, which there is power game of the surgeon as boss of the team, which maturity fault to the students and, which despite initial probiems the students finished the Apprenticeship with certain satisfaction degree.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46970
Aparece en las colecciones: DENF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_dis_elsilva.pdf7,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.