Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46970
Type: Dissertação
Title: Fatores que interferem no processo ensino aprendizagem do aluno em estágio supervisionado da UFMA
Authors: Silva, Elza Lima
Co-advisor: Leitão, Glória da Conceição Mesquita
Keywords: Educação em Enfermagem;Aprendizagem;Centros Cirúrgicos;Estudantes de Enfermagem
Issue Date: 2003
Citation: SILVA, E. L. Fatores que interferem no processo ensino aprendizagem do aluno em estágio supervisionado da UFMA. 2003. 59 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Abstract in Brazilian Portuguese: Análise dos fatores intervenientes no processo de aprendizagem dos alunos do curso de graduação em enfermagem, disciplina Estágio Supervisionado em Centro Cirúrgico da UFMA. Tem por objetivo geral descrever a situação vivenciada pelos alunos no campo de Estágio. A abordagem metodológica é analítico-descritiva e o design é de estudo de caso, tendo como unidade de análise o Hospital Universitário. Participaram do estudo trinta e um estudantes. Chegou-se à conclusão que o Centro Cirúrgico é contexto naturalmente estressante, que há falta de ritual facilitador do entrosamento dos alunos com a equipe do serviço, que há jogo de poder do cirurgião como chefe da equipe, que falta maturidade aos alunos e, que apesar dos problemas iniciais os alunos terminaram o Estágio com certo grau de satisfação.
Abstract: Analysis of the intervening factors in the íearning process of the students of the graduation course in nursing, apprenticeship Discipline Supervised at UFMA’s Surgical Center. It has for general aim the description of the situation lived by the students in the field of the Apprenticeship. The methodological approach is analytic- descriptive and design belongs to study of ease, having as unit of analysis the Academic Hospital. They took part in the study 31 students. They got to the conciusion that the Surgical Center is a naturally stressing context, which there is lack of facilitative ritual of the obstruction of the students with the team of the Service, which there is power game of the surgeon as boss of the team, which maturity fault to the students and, which despite initial probiems the students finished the Apprenticeship with certain satisfaction degree.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46970
Appears in Collections:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_dis_elsilva.pdf7,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.