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Title in Portuguese: Fatores que afetam o desempenho dos alunos durante as atividades da prática hospitalar
Author: Araújo, Liduina Maria
Advisor(s): Damasceno, Marta Maria Coelho
Keywords: Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Issue Date: 2000
Citation: ARAÚJO, L. M. Fatores que afetam o desempenho dos alunos durante as atividades da prática hospitalar. 2000. 82 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.
Abstract in Portuguese: Tendo como referencial o “Modelo de Sistema de Neumam”, onde seus componentes principais estresse e reação a estressores estão presentes, procuramos identificar fatores que ameaçam a estabilidade dos alunos durante as práticas das disciplinas que os introduzem nas atividades hospitalares, bem como fornecer subsídios para o planejamento das disciplinas, tomando como base os níveis de prevenção primário, secundário e terciário. Buscando entender a problemática das reações de ansiedade, temor, medo e outros, supostamente existentes entre os alunos de enfermagem, frente às atividades práticas iniciais, interferindo no processo ensino-aprendizagem, é que se originou o estudo. A pesquisa foi realizada utilizando- se um questionário composto de perguntas abertas e fechadas, com 53 alunos de disciplinas iniciais de duas instituições de ensino superior da cidade de Fortaleza - Ceará - Brasil. As falas foram organizadas segundo a categorização temática de Bardin. No estudo, evidenciaram-se fatores como: ansiedade, insegurança, alterações na rotina diária, o ambiente hospitalar e equipe de enfermagem desconhecidos e, as vezes hostil, enfrentamentos de situações novas e chocantes, descompasso da relação teoria/prática e dificuldades na relação professor/aluno. Projetou-se através dos discursos o fato de que na maioria das vezes predominam as relações de poder entre professor e aluno, tendo estes docentes a escola tradicional como paradigma. Diante dos achados, conclui-se que os docentes precisam considerar os fatores encontrasdos, ao planejarem as disciplinas que introduzem o aluno na prática hospitalar, uma vez que, não existem modelos para as relações interpessoais, todavia se respeitados certos princípios fimdamentais ao relacionamento humano, o processo ensino-aprendizagem será com certeza facilitado.
Abstract: Having the “Neumam System Model”, as the theoneticai basic where its main components, the stress and the reaction to stresseers colued be find, we try to idenbtify factores that threanten the studentts stability during the practice of the disciplines that introduces themselvs to the hospital activities as well as giving subsidies to the disciplines planning based in the primary secondary na tertianry leveis of prevention the study originaled from tentatives to understandth problematics of the reaction like euxiety, fear and others suposedly existinfg among the nursing students, concerning to the first praticai activities that interfere in the teaching learning process. The researd was developed irsing a questionnaire composed by open and close questions with 53 sudentes of two colleges in Fortaleza - Ceará - Brazil. In the studente we detected factiores as: anxiety, insecurity, alterations in the daily routine the hospital enviromment and the unknown nursing teaur, somentnus hotile, dealing with new and shocking situations, descompasso of the theory/pratice rekations hipthronghont the speech we percived that most of the time the relations of power between lecturer and student. Were predominant and that there lecturer have the traditional scool as their paradigm. Facing the results we conclude that the lecturer shoutd consider the factores caracterized in this study when they are planning the disciplines that introduce students in the hospital practice since twat do nat exint models for the interpersonal relation hips. Neveryheless if certain fundamental principies of humana relactions are respected the taeaching laming process will certainly be facilited.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46962
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DENF - Dissertações defendidas na UFC

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