Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46948
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Seja bonzinho porque se não Deus castiga: o disciplinamento nas escolas
Autor(es): Magalhães Junior, Antonio Germano
Palavras-chave: Foucault, Michel, 1926-1984;Filosofia moderna;Sociologia - Filosofia
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Editora Gráfica LCR
Citação: MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Seja bonzinho porque se não Deus castiga: o disciplinamento nas escolas. In: VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FONTELES FILHO, José Mendes (orgs.). Ditos (mau)ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001. p.109-118.
Resumo: O disciplinamento escolar se construiu historicamente. Temos no relato acima descrito um exemplo de educandas, que entre os medos de serem punidas pelas freiras, podendo chegar a ser algo que gerava dor ou humilhação, e o medo de Deus, medo do pecado, preferiam as reprimendas das freiras a possibilidade de enfrentar os horrores do inferno. Um medo de pecar. Mas quem instituiu os pecados? Construções de comportamentos, medos, arrependimentos e disciplinamentos. Mas como se construiu historicamente as práticas disciplinares nos estabelecimentos escolares? Percorreremos entre os escritos de Michel Foucault, autor que se preocupou particularmente com uma história da disciplina, resgatar um pensar sobre a vigilância e a punição buscando eu tender as práticas disciplinares nas escolas.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46948
ISBN: 85-86627-13-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_capliv_agmagalhaesjunior.pdf4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.