Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46948
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Seja bonzinho porque se não Deus castiga: o disciplinamento nas escolas |
Autor(es): | Magalhães Junior, Antonio Germano |
Palavras-chave: | Foucault, Michel, 1926-1984;Filosofia moderna;Sociologia - Filosofia |
Data do documento: | 2001 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora Gráfica LCR |
Citação: | MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Seja bonzinho porque se não Deus castiga: o disciplinamento nas escolas. In: VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FONTELES FILHO, José Mendes (orgs.). Ditos (mau)ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001. p.109-118. |
Resumo: | O disciplinamento escolar se construiu historicamente. Temos no relato acima descrito um exemplo de educandas, que entre os medos de serem punidas pelas freiras, podendo chegar a ser algo que gerava dor ou humilhação, e o medo de Deus, medo do pecado, preferiam as reprimendas das freiras a possibilidade de enfrentar os horrores do inferno. Um medo de pecar. Mas quem instituiu os pecados? Construções de comportamentos, medos, arrependimentos e disciplinamentos. Mas como se construiu historicamente as práticas disciplinares nos estabelecimentos escolares? Percorreremos entre os escritos de Michel Foucault, autor que se preocupou particularmente com uma história da disciplina, resgatar um pensar sobre a vigilância e a punição buscando eu tender as práticas disciplinares nas escolas.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46948 |
ISBN: | 85-86627-13-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_capliv_agmagalhaesjunior.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.