Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46942
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Brincadeira e desenvolvimento infantil nas teorias psicogenéticas de Wallon, Piaget e Vigotski |
Autor(es): | Ribeiro, Disneylândia Maria Castro, Janaina Luiza Moreira de Lustosa, Francisca Geny |
Palavras-chave: | Brincadeira;Desenvolvimento infantil;Teorias |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UERN |
Citação: | RIBEIRO, Disneylândia Maria; CASTRO, Janaina Luiza Moreira de; LUSTOSA, Francisca Geny. Brincadeira e desenvolvimento infantil nas teorias psicogenéticas de Wallon, Piaget e Vigotski. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. |
Resumo: | Este artigo versa sobre a dimensão lúdica do desenvolvimento da criança, cujo objetivo é discutir as implicações teórico-práticas dos conceitos e das proposições sobre as brincadeiras e os jogos infantis, apresentados nos estudos de Wallon (2007), Piaget (1978, 2007) e Vigotski (2007). É um texto de reflexão teórica que está assente em três questões principais: as concepções de brincadeiras e de jogos, a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil e as implicações das teorias psicogenéticas em estudo para as práticas educacionais. A partir das discussões suscitadas, emergem ponderações para o campo educacional, sobretudo, no que se refere às práticas pedagógicas na Educação Infantil. Acentua que o brincar para a criança é um fator de primeira ordem, vez que contribui diretamente para a sua evolução psíquica, motora, afetiva e social. Recomenda que o(a) professor(a) de forma consciente, realize uma mediação pedagógica comprometida com as peculiaridades e as necessidades das crianças. Salienta que o ambiente e a rotina das instituições de educação e cuidado deverão favorecer e potencializar o brincar livre, a imaginação, a interação, a expressão, a participação, garantindo o que está preconizado nos documentos orientadores do currículo da Educação Infantil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46942 |
ISBN: | 978-85-61693-24-4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_dmribeiro.pdf | 322,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.