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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Emoções vivenciadas pelo psicoterapeuta aprendiz na clínica psicanalítica com adolescentes: um estudo exploratório
Título em inglês: Emotions experienced by apprentice psychotherapists in the psychoanalytic clinic with adolescents: an exploratory study
Autor(es): Iwashima, Daniel
Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos
Santiago, Tamara de Souza
Palavras-chave: Psicoterapia;Adolescente;Clinica
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia - UFC
Citação: IWASHIMA, Daniel; REIS, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos; SANTIAGO, Tamara de Souza. Emoções vivenciadas pelo psicoterapeuta aprendiz na clínica psicanalítica com adolescentes: um estudo exploratório. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 31-40, jul./dez. 2019.
Resumo: A relação transferencial estabelecida na díade paciente-psicoterapeuta pode propiciar o surgimento de sentimentos em ambos ao longo do processo psicoterapêutico. Tendo em vista o interesse em investigar as emoções do psicoterapeuta aprendiz na clínica psicanalítica, o presente estudo tem por objetivo descrever as emoções vivenciadas pelos psicoterapeutas a partir de fatos clínicos detectados no atendimento a adolescentes em psicoterapia psicanalítica. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio do método de construção de fatos clínicos psicanalíticos, a partir dos relatórios de sessões clínicas de atendimento psicoterápico a duas adolescentes. Foram analisadas as vivências emocionais relatadas por duas psicoterapeutas decorrentes de fatos ocorridos durante cada processo psicoterápico. Duas emoções se destacaram e foram analisadas a partir de alguns fundamentos da psicanálise. Os resultados indicam que as psicoterapeutas aprendizes passaram por algo que poderíamos nomear de “adolescência profissional”, que poderia dificultar ou impedir a sua função de psicoterapeutas, como também funcionar como mola propulsora na busca de aprimoramento pessoal e profissional.
Abstract: The transferential relationship in the patient-psychotherapist dyad can foster the emergence of feelings in both of them throughout the psychotherapeutic process. Considering the interest in investigating the emotions of the apprentice psychotherapist in the psychoanalytic clinic, this study aims to describe the emotions experienced by psychotherapists from clinical facts detected in the care of adolescents. A qualitative research was undertaken using psychoanalytical clinical facts from the reports of clinical sessions. We analyzed the emotional experiences reported by two psychotherapists arising from facts that occurred during each psychotherapeutic process. Two emotions stood out and were analyzed in the light of the foundations of psychoanalysis. The results indicate that apprentice psychotherapists have gone through a so-called "professional adolescence" that could hinder or impede their functioning as psychotherapists, but can also act as a driving force in the search for personal and professional improvement.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46708
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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