Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607
Title in Portuguese: Resumo da dissertação As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet
Author: Silva, Fernando Santos da
Keywords: Mediação na internet
Futebol na internet
Comunicação mediada por computador
Redes sociais
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Informação em Pauta
Citation: SILVA, Fernando Santos da. As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 82-84, jan./jun. 2019.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediações nas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting Club, do Ferroviário Atlético Clube e do Fortaleza Esporte Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais e as possibilidades de mediação presentes; investigar como as mediações e interações são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais; e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores. Discorre sobre a mídia e suas características, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relação entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediação na Ciência da Informação, salientando como a concepção de mediação, a partir do viés simbólico, ajuda a expandir o olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veículos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza a etnografia e a observação para ambientação no campo e coleta de dados, além da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediações nos sites são de cunho informacional, a partir da organização das informações, e simbólico, pelas possibilidades de criação de sentidos e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos conteúdos simbólicos. Deduz que as interações como apropriação se estabelecem nessas ações dos usuários para além daquilo que as ferramentas oferecem. As conversações são, assim, exemplos dessa apropriação, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que são utilizadas tanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informação e de comunicação, fornecendo possibilidades à Ciência da Informação de um entendimento mais amplo da produção, organização e apropriação da informação e das mediações em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46607
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2525-3468 (online)
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_fssilva.pdf305,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.