Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46586
Tipo: TCC
Título: Estudo das populações em Gracila ria verrucosa (Hudson) Papenfuss, no estuário do rio Cocó - (Fortaleza - Ceará - Brasil)
Autor(es): Castro, Hilda Maria Pinheiro de
Orientador: Joventino, Francisca Pinheiro
Palavras-chave: Algas;Estuários
Data do documento: 1987
Citação: CASTRO, Hilda Maria Pinheiro de. Estudo das populações em Gracila ria verrucosa (Hudson) Papenfuss, no estuário do rio Cocó - (Fortaleza- Ceará - Brasil). 1987. 20 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1987.
Resumo: Nos manguezais do estuário do rio Cocó Fortaleza, Ceara, é comum a ocorrencia de um grande namero de espécies de algas, e entre essas foi encontrada com frequencia a espécie G. verrucosa. Esta espécie é muito importante por produzir um agar - agar de boa qualidade. No presente trabalho foi estudada a espécie G. verrucosa no que se refere aos aspectos quantitativos e de fenologia, com a determinação das fases reprodutoras e a medida dos exemplares. Foi identificada também taxonomicamente as especies que crescem juntamente com G. verrucosa a fim de se observar uma possível associação. A biomassa foi expressa em gramas de peso amido/m2 e usou-se a relação peso amido/peso seco para se obter o rendimento da espécie G. verrucosa. Foram eterminadas no local de coleta a salinidade e a temperatura da água. Dados sobre evaporação e pluviosidade também foram importantes no presente trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46586
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_tcc_hmpcastro.pdf16,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.