Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46561
Title in Portuguese: Interdisciplinaridade: tateando de olhos abertos
Author: Barguil, Paulo Meireles
Keywords: Homem
Compreensão do mundo
Saberes
Issue Date: 2005
Publisher: Editora UFC
Citation: BARGUIL, Paulo Meireles. Interdisciplinaridade: tateando de olhos abertos. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 400-413.
Abstract in Portuguese: já choramos muito Muitos se perderam no caminho Mesmo assim não custa inventar uma nova canção (que venha nos trazer) Sol de primavera abre as janelas do meu peito A lição sabemos de cor Só nos resta aprender Beto Guedes & Ronaldo Bastos(b) Na sua breve e fecunda história na Terra, o Homem se caracteriza pelo esforço de compreender o mundo: desde o que lhe é mais próximo até onde a sua imaginação lhe permite ir. No início desse empreendimento, a compreen­são do universo formava um bloco só, não havendo a sepa­ração entre Filosofia, Ciência, Arte e Religião. O que teria provocado essa divisão? Vislumbro, inicialmente, um fator básico: o aumen­to substancial de saberes, fruto da vocação ontológica do homem- conhecer,interpretar o seu ambiente- que tornou necessária (indispensável, até!) a constituição de grupos menores que congregassem os elementos mais parecidos entre si. Uma das conseqüências oriundas dessa contingên­cia foi a formação de uma série de visões particulares, res­tritas de saberes. Na busca de ampliar ao máximo cada uma delas, o Homem esqueceu-se de que as diversas áreas não possuem, isoladamente, a capacidade de retorquir as indagações mais profundas elaboradas no seu cotidiano sobre a vida. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46561
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 85 7282 188 0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_capliv_pmbarguil.pdf2,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.