Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46526
Tipo: Capítulo de Livro
Título : A orientação espacial na Pré-Escola: analisando os saberes docentes
Autor : Cavalcante, Cristiane de Oliveira
Barguil, Paulo Meireles
Palabras clave : Educação;Docente;Ensino
Fecha de publicación : 2018
Editorial : EdUECE
Citación : CAVALCANTE, Cristiane de Oliveira; BARGUIL, Paulo. Meireles. A orientação espacial na Pré-Escola: analisando os saberes docentes. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As Múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 811-831.
Resumen en portugués brasileño: No contexto da Educação Matemática, a Geometria é pouco explorada com as crianças da Educação Infantil. Quando isso ocorre, o educador, muitas vezes, aborda apenas o (re)conhecimento das formas geométricas bidimensionais – círculo, triângulo, retângulo e quadrado – em atividades de pintura e nomeação. O ensino e a aprendizagem de Geometria, no entanto, precisa oportunizar, tal como propõem vários pesquisadores – (GRANDE, 1994), (CERQUETTI-ABERKNE; BERDONNEAU, 1997), (DUHALDE; CUBERES, 1998), (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2003), (LORENZATO, 2006) – o desenvolvimento de conceitos referentes a espaço e forma, oferecendo às crianças oportunidades de perceberem e conhecerem os espaços em que vivem, se locomovem, nos quais elas aprendem a explorar, conquistar, ordenar e representar. Este estudo teve como objetivo identificar os saberes docentes de pedagogos que lecionam na Pré-Escola sobre orientação espacial. A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, foi realizada numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental do sistema municipal de Fortaleza. Participaram do estudo duas professoras, sendo uma do infantil IV e uma do infantil V, e uma formadora da Educação Infantil. Ao longo de nove encontros, foram realizadas visitas periódicas para a realização das observações em campo das aulas ministradas pelas professoras participantes da pesquisa e entrevistas (iniciais e reflexivas), que foram gravadas, e, posteriormente, transcritas, gerando textos e reflexões. A partir dos resultados, constatou-se que os saberes docentes referentes à orientação espacial, um conteúdo importante no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças da Pré-Escola, são insuficientes, sendo necessário proporcionar, com urgência, oportunidades de formação que ampliem tais saberes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46526
ISBN : 978 85 7826 675 2 1
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_capliv_cocavalcante.pdf140,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.