Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46500
Tipo: Resumo
Título: O gigante e a Fênix: André de Barro e a reinscrição de Antônio Vieira na tradição intelectual portuguesa
Autor(es): Macedo, Gil Eduardo de Albuquerque
Ramos, Francisco Régis Lopes
Palavras-chave: Antônio Vieira;Real academia de história Portuguesa;André de Barros
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MECEDO, Gil Eduardo de Albuquerque; RAMOS, Francisco Régis Lopes. O gigante e a Fênix: André de Barro e a reinscrição de Antônio Vieira na tradição intelectual portuguesa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Escrita 57 anos após a morte de Antônio Vieira, a biografia escrita por André de Barros (1675-1754), "Vida do apostólico Padre Antônio Vieira", é uma extensa obra que trata da vida e importância do jesuíta para Portugal. Encomendada pela Real Academia de História Portuguesa, a obra esteve inserida no processo de construção do mito do império português, responsável por reinserir a figura de Antônio Vieira na tradição letrada portuguesa. É assim então que o biógrafo também jesuíta declara Vieira como a "glória da nossa Nação", personagem fundamental para a história de Portugal, selecionando fragmentos de sua vida e produzindo uma biografia proselitista. A opção por bibliografar Vieira representa o intercruzamento da história da "Nação" e a história eclesiástica, aproximação responsável por formar as bases de uma explicação substancialista de Portugal enquanto Império universal, não escapando a necessidade da Companhia de Jesus em reafirmar sua representação política e social. Segundo João Lúcio de Azevedo, a obra de André de Barros foi “fonte de toda a informação” , matéria de referência para os literatos e historiadores oitocentistas. Portanto, para que seja possível compreender o processo de reativação e Vieira o século XIX é fundamental que antes se investigue como o personagem foi criado no século XVIII. Tal como um palimpsesto, o Antônio Vieira lido pela intelectualidade oitocentista passava antes pelo Vieira biografado de André de Barros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46500
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_geamacedo.pdf50,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.