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Tipo: Resumo
Título: Concepções E Práticas De Educação Ambiental Dos Professores De Ciências Do Ensino Médio
Autor(es): Pinho, Glauciane Camelo
Lima, Isaías Batista de
Borges, Eciângela Ernesto
Almeida, Maria Mozarina Beserra
Palavras-chave: Educação ambiental;Estudo descritivo;PCN;DCNEM
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PINHO, Glauciane Camelo et al. Concepções E práticas de educação ambiental dos professores de ciências do ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: A Educação Ambiental (EA) tem papel fundamental no processo de construção de uma sociedade comprometida em transformar a relação do homem com a natureza. Assim, investigou-se o ensino de EA praticado por docentes de Ciências da Natureza de 3 escolas públicas da rede estadual de Fortaleza, com o objetivo de identificar se suas concepções e práticas estão de acordo com as sugestões dos PCN e DCNEM. Foram aplicados entrevista e dois questionários. O 1º questionário investigou os dados pessoais e a formação acadêmica dos professores e o 2º questionário, focou na prática pedagógica e na concepção dos docentes com relação à EA. No tocante à prática pedagógica, os professores foram indagados sobre quais fontes utilizam em suas abordagens em EA (jornal, revistas, vídeos da internet, etc), avaliaram até que ponto as temáticas ambientais estão relacionadas com suas disciplinas, citaram conteúdos de suas matérias que estão interligados à temáticas ambientais e tiveram a oportunidade de avaliarem suas formas de abordagem com relação ao trabalho com esses temas. Quanto às concepções sobre EA, os professores foram estimulados a falar sobre a forma como vêm a EA, qual a importância de se discutir meio ambiente na escola e o que julgam ser necessário para que o professor possa trabalhar EA no ambiente escolar, e avaliaram as suas contribuições e a de suas escolas para que o favorecimento do ensino de EA. Perguntou-se também se professores já haviam realizado consulta ou estudo nos PCN ou DCN. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes já consultou os documentos e têm um certo conhecimento das recomendações desses, porém, ainda ministram suas disciplinas de forma isolada e abordam as temáticas ambientais apenas em situações pontuais, nas ocasiões em que os conteúdos de suas disciplinas e o tempo disponível de aula o demandam e, por isso, consideram suas abordagens como fracas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46498
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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