Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46496
Tipo: TCC
Título: Design de appbook : criando uma narrativa digital interativa
Autor(es): Freire, Alanne Fabely Ezequiel de Andrade
Orientador: Brasil, Aléxia Carvalho
Palavras-chave: Narrativa digital infantil;Interatividade;Hipermídia;Appbook
Data do documento: 2017
Citação: FREIRE, A. F. E. A. Design de appbook : criando uma narrativa digital interativa. 2017.102 f.Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O avanço da tecnologia aprimorou a experiência da leitura alterando não apenas o modo de contarmos histórias, mas a própria natureza das narrativas. Com o surgimento dos dispositivos eletrônicos móveis, como smartphones e tablets, mais recursos de interatividade e de hipermídia se tornaram possíveis às histórias nos chamados livros digitais. Esse trabalho de conclusão de curso em design tem o objetivo de criar uma experiência de leitura digital que integra elementos de hipermídia e de interatividade à narrativa em um appbook para crianças. Para o desenvolvimento do projeto foi realizado um estudo teórico sobre: a evolução dos livros digitais, as especificidades do livro infantil, a hipermídia e suas expressões (texto, imagem estática e em movimento e som), a interatividade e a narrativa para novas mídias. Buscou-se, por meio da perspectiva do design, identificar, principalmente, como os elementos de hipermídia e de interatividade se relacionam de modo a construir uma narrativa digital envolvente e significativa para o entendimento do conteúdo. As etapas dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento prático do trabalho são: estudo de caso, roteirização, desenvolvimento visual e produção do appbook. Atendendo aos objetivos da pesquisa foi criado uma experiência de leitura interativa por meio do appbook “Stella”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46496
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_afeafreire.pdf22,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.