Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46451
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação diagnóstica em propostas de sequência didática elaboradas por professores de português em formação inicial |
Título em inglês: | Diagnostic evaluation in proposals of didactic sequence elaborated by teachers of portuguese in initial formation |
Autor(es): | Barbosa, Marcos Ferreira Cunha, Myriam Crestian |
Palavras-chave: | Avaliação assistida (Educação);Didática;Ensino |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | BARBOSA, Marcos Ferreira; CUNHA, Myriam Crestian. Avaliação diagnóstica em propostas de sequência didática elaboradas por professores de português em formação inicial. Entrepalavras, Fortaleza, ano 9, v. 9, n. 2, p. 453-472, maio/ago. 2019. |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de um estudo mais amplo relativo à formação inicial de professores de Português como língua materna, no que diz respeito à didatização dos gêneros textuais por meio do procedimento Sequência Didática. No presente texto, tratamos da integração da avaliação formativa ao processo de ensino-aprendizagem de línguas, com foco na importância da avaliação diagnóstica em prol da regulação da ação docente no ensino da produção textual e da autorregulação da aprendizagem por parte dos aprendentes. Para tal, procedemos a uma pesquisa documental, selecionando nove propostas de Sequência Didática (SD) elaboradas por alunos de licenciatura em Letras-Português, buscando evidenciar a apropriação, por parte deles, da perspectiva formativa que o procedimento SD propõe. Nosso trabalho apoia-se nas reflexões teóricas de Fernandes (2005, 2007, 2008), Bakhtin (1997) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010) |
Abstract: | This work is a cut of a broader study concerning the initial formation of teachers of Portuguese mother tongue, with regard to the didactization of textual genres through the procedure “Didactic Sequence”. Here, we deal with the integration of formative evaluation in the teaching-learning of languages, focusing the importance of the diagnostic evaluation for the regulation of the teaching action in the teaching of textual production and in the learning process. To do this, we proceeded to a documentary research, selecting nine proposals of Didactic Sequence (SD) elaborated by undergraduate students in Letters (Portuguese), seeking to highlight the appropriation, on their part, of the formative perspective that the SD procedure proposes. Our work is based on the theoretical reflections of Fernandes (2005, 2007, 2008), Bakhtin (1997) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2010). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46451 |
ISSN: | 2237-6321 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mfbarbosamcccunha.pdf | 169,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.