Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46411
Tipo: Resumo
Título: Apontamentos Sobre Ideologia E Educação Em Slavoj Zizek
Autor(es): Silva, Hanna Maria Ramos
Rech, Hildemar Luiz
Palavras-chave: Ideologia;Mercadoria;Educação;Fetichismo
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Hanna Maria Ramos; RECH, Hildemar Luiz. Apontamentos Sobre Ideologia E Educação Em Slavoj Zizek. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de contribuir com as investigações acerca do conceito de ideologia e, por meio de sua consideração, compreender a lógica do capitalismo e o poder que esse sistema exerce sobre o mundo que administra. Faz-se igualmente necessária a análise de outros conceitos, a partir da leitura de textos de Slavoj Zizek. O conceito em discussão foi desenvolvido na literatura marxista, da qual se destacam obras de autores como Louis Althusser e o próprio Karl Marx. Sendo assim, há de se considerar a seleção de aspectos ideológicos específicos, baseados principalmente na obra Um mapa da ideologia (2013), composto por dois ensaios, O espectro da ideologia e Como Marx inventou o sintoma?, do autor esloveno, Zizek. É relevante salientar que, compreender a lógica do capitalismo e o poder que esse sistema exerce sobre o mundo que administra depende da consideração da ideologia, conceito cuja definição sempre se mostra insuficiente, uma vez que os elementos que o definem são complexos desde o seu surgimento, no início do século XIX. Sendo assim, tendo em vista o caráter problemático do conceito de ideologia, devido à sua evolução contínua e aos diversos momentos dessa evolução, qualquer abordagem que se faça a esse respeito mostra-se deficiente, inacabada. Entretanto, este trabalho, que já reconhece o caráter frágil do conceito proposto, justifica-se em algumas questões precisas, que serão apresentadas no decorrer da análise
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46411
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_hmrsilva.pdf50 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.