Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46238
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma nova denominação dos municípios paranaenses
Autor(es): Almeida, Maria Antonieta Carbonari de
Palavras-chave: Geografia linguística;Toponímia;Língua portuguesa - Etimologia - Nomes;Paraná
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citação: ALMEIDA, Maria Antonieta Carbonari de. Uma nova denominação dos municípios paranaenses. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 48-50, 1999.
Resumo: Cada povo tem sua tradição, seus hábitos, suas idiossincrasias. Este povo procura diferenciar-se dos demais à medida em que perpetua o seu passado, o seu modo de ser. E a Toponímia, nosso objeto de estudo, possibilita o entendimento de um povo uma vez que procura analisar “o nome de lugar” como depositário das esperanças, dos medos e da religiosidade dos moradores de uma localidade.[...]O recorte que propomos fazer, nesta comunicação, diz respeito à alteração dos nomes de municípios. Alguns dados históricos serão apresentados pois são eles que justificam a substituição de um nome por outro. No século passado, parte da então Província do Paraná encontrava-se loteada em colônias distribuídas a imigrantes europeus (não esquecer que o país precisava de mão de obra, principalmente depois da Abolição da Escravatura). Eram glebas de terra às quais se atribuíam os nomes genéricos de colônia (ainda no tempo do Império) ou de fazenda (neste século). À medida em que o desenvolvimento acontecia, a comunidade transformava-se em Distrito (de um município maior, próximo) e, posteriormente, conseguia a sua emancipação política.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46238
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_macalmeida.pdf36,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.