Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46233
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Identidade docente e desafios da contemporaneidade
Autor(es): Passos, Carmensita Matos Braga
Palavras-chave: Identidade docente;Mundo contemporâneo;Pimenta (1999);Nóvoa (2002)
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: PASSOS, Carmensita Matos Braga. Identidade docente e desafios da contemporaneidade. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 142-159.
Resumo: Este texto pretende problematizar a identidade do­cente diante dos impactos do mundo contemporâneo e seu acelerado ritmo de mudança que contesta e desestabiliza antigas formas de constituição das identidades. Inicio situ­ando a compreensão de identidade que balizará o desen­volvimento das idéias apresentadas. Em seguida traço algumas características da realidade atual e seus efeitos so­bre a docência. A partir daí fundamento-me nas considera­ções de Pimenta (1999) e Nóvoa (2002) que sugerem referenciais e indicativos para a ressignificação da identida­de docente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46233
ISBN: 85 7282 188 0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_cmbpassos.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.