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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46210
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | De O cantor de jazz a Easy Rider: a canção popular no cinema norte-americano nas décadas de 1920 a 1960 |
Título em inglês: | From the jazz singer to Easy Rider: popular song in american cinema between the decades of 1920 to 1960 |
Autor(es): | Almeida, Gabriela Machado Ramos de |
Palavras-chave: | Cinema;Ficção;Música |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC |
Citação: | ALMEIDA, Gabriela Machado Ramos de. De o cantor de jazz a Easy Rider: a canção popular no cinema norte-americano nas décadas de 1920 a 1960. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 63-78, 2017. |
Resumo: | Este artigo discute a presença da música no formato de canção popular no cinema norteamericano entre as décadas de 1920 a 1960. O intervalo indicado abrange desde experiências do primeiro cinema sonoro até o emprego de canções de rock em filmes, passando pela influência do jazz e a popularização das músicas-tema. Neste sentido, são exemplares obras como O Cantor de Jazz (1927) e Easy Rider – Sem Destino (1969), tomadas como marcos temporais neste trabalho. O caminho percorrido permite perceber o modo como as indústrias cinematográfica e musical entraram em sinergia especialmente a partir dos anos de 1950, com o trânsito de artistas populares entre os dois universos a partir do florescimento da cultura juvenil e do surgimento dos primeiros ídolos pop. |
Abstract: | This article discusses the presence of music in the pattern of popular song in American cinema between the decades of 1920 to 1960. Time interval ranges from experiences of the first sound cinema to the use of rock songs in films, passing through the influence of jazz and the popularization of theme songs. In this sense, movies such as The Jazz Singer (1927) and Easy Rider (1969), exemplified as temporal landmarks in this work, are exemplary. The path that was crossed shows the way in which cinematographic and musical industries came into synergy especially since the 1950s, with the transits of popular artists between the two universes since the flowering of youth culture and the emergence of the first pop idols. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46210 |
ISSN: | 2179 9938 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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