Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46209
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
Título em inglês: Memes and school narratives: an analysis under the perspective of mimetic activity In Paul Ricouer
Autor(es): Silva, Lilian Bartira Santos
Almeida Filho, Edgard Patrício de
Palavras-chave: Narrativas;Escola;Textos
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citação: SILVA, Lilian Bartira Santos; ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 45-62, 2017
Resumo: Os gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.
Abstract: The emergent textual genres, coming from the Internet, have penetrated the classrooms. This article analyzes the personal reports of a group of students of the 6th year of elementary school, elaborated as a textual production activity for the Portuguese Language course. The activity had as a reference elements of a meme. The narratives were analyzed here from the perspective of mimetic activity (prefiguration, configuration and reconfiguration), discussed by Paul Ricoeur (1994). Authors like Motta (2001), Marscuschi (2001) and Recuero (2009) helped in the discussions. The study revealed the efficacy of learning when discussing school activities with elements related to the social, daily and contemporary practices of the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46209
ISSN: 2179 9938
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_lbsilvaepatricio.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.