Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
Autor(es): Brito, Ana Ruth de Souza
Palavras-chave: Formação de professores;Ato de filosofar;Jürgen Habermas
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: BRITO, Ana Ruth de Souza. Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 74-90.
Resumo: O presente artigo é o resultado da minha experiên­cia como educadora na área de formação de professores, somada a uma trajetória de pesquisadora. Foi com base na experiência construída como formadora de professores em nível superior que pude dimensionar a importância que tem o pensar filosófico, procurando na Teoria Habermasiana elementos pertinentes à complementação dessa formação. A busca de uma base teórica para fundamentar as questões e dilemas que envolveram a construção da epistemologia da prática pedagógica teve como resultado a aproximação com Jürgen Habermas. As reflexões e pressupostos teóricos relatados neste trabalho são explicitados de forma a esti­mular e aproximar cada vez mais estudos e pesquisas para o campo das ciências da educação com Jürgen Habermas, teórico ainda distante do foco de interesse dos formadores de professores. Iniciamos o trabalho trazendo uma reflexão sobre a importância do ato de filosofar no trabalho docente, em sua construção de identidade e conscientização profissio­nal enquanto formador de seres pensantes críticos e reflexi­vos. A seguir, temos as perspectivas e contribuições das teorias apresentadas por Habermas que mais se aproximam do campo da educação, em especial para a formação de professores. Destacamos os paradigmas da racionalidade e em especial o paradigma do conhecimento e a ação peda­gógica. Por último, o encontro com dois grandes teóricos do campo das ciências humanas: Jürgen Habermas com o pensador e educador Paulo Freire.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176
ISBN: 85 7282 188 0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_arsbrito.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.