Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46135
Tipo: TCC
Título: Implantação do BSC visando a estruturação de um sistema de remuneração variável: um estudo de caso em uma empresa do setor farmacêutico
Autor(es): Pinheiro, Carlos David Pedrosa
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Balanced scorecard;Remuneração variável;Participação nos lucros e resultados
Data do documento: 2013
Citação: PINHEIRO, Carlos David Pedrosa. Implantação do BSC visando a estruturação de um sistema de remuneração variável: um estudo de caso em uma empresa do setor farmacêutico. 2013. 53 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Com o alto índice de concorrência no cenário mundial, ter funcionários que não possuem seu desempenho avaliado de acordo com os objetivos estratégicos da organização é um luxo que as empresas não podem usufruir. Buscando uma vinculação mais efetiva entre produtividade e remuneração, as empresas estão buscando cada vez mais modelos que tratem de forma mais sistematizada a remuneração variável. A Participação nos Lucros e Resultados funciona como uma forma de incentivo aos empregados dentro das empresas, fazendo com que esses, a partir de metas de resultados pactuados, possam obter adicionais aos seus salários fixos, além de funcionar estrategicamente de maneira a alavancar os resultados da mesma. O presente estudo tem por objetivo verificar a viabilização da aplicação do Método de Participação nos Lucros e Resultados, como premissa para tomada de decisão, tendo como ambiente-base o Balanced Scorecard atrelado a um plano de ação, viabilizando o alinhamento entre as atividades e a estratégia global da organização. Para isso, estas medidas foram aplicadas em uma indústria do ramo farmacêutico com a finalidade de aperfeiçoar a produtividade dos setores, incentivar o desempenho conjunto e buscar uma melhor forma de obter uma maior lucratividade.
Abstract: In the high level of competition on the world stage, to have employees who do not have their performance assessed in accordance with the organization's strategic goals is a luxury that the companies can not take advantage. Seeking a more effective linkage between productivity and remuneration, companies are increasingly seeking models that address more systematic variable remuneration. The Participation in Profit Sharing works as a form of incentive to employees within the companies making these, from outcome targets agreed upon, may obtain additional to their fixed salaries, and work strategically in order to leverage the results of same. This study aims to verify the feasibility of the application of Method Profit and Results, as a premise for decision making, with the environment-based Balanced Scorecard linked to an action plan, enabling the alignment between the activities and strategy global organization. For this reason, these measures have been implemented in a branch pharmaceutical industry with the aim of improving the productivity of sectors, encourage performance together and seek a better way to achieve greater profitability.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46135
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_cdppinheiro.pdf436,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.