Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46114
Title in Portuguese: Construção do discurso jornalístico da Revista Sem Terra: rupturas e semelhanças com a mídia hegemônica
Author: Menezes, Antonio Simões
Keywords: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)
Sociedade
Mídia e mobilização social
Issue Date: 2015
Publisher: Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citation: MENEZES, Antonio Simões. Construção do discurso jornalístico da Revista Sem Terra: rupturas e semelhanças com a mídia hegemônica. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 6, n. 1, p. 4-23, 2015.
Abstract in Portuguese: A história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi marcada por uma constante atuação no campo midiático. A partir do pressuposto de que o MST se apropria de diversas estratégias discursivas operadas pela mídia hegemônica, a questão que norteou o trabalho foi entender como se dá essa apropriação na Revista Sem Terra, para materializar e legitimar o discurso jornalístico produzido pelo movimento. O método mais adequado para responder tal indagação foi a análise do discurso, que permite ao pesquisador compreender as intenções conscientes e até inconscientes dos enunciadores do discurso. A temática da criminalização dos movimentos sociais foi analisada nas cinco edições da Revista Sem Terra em 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46114
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2179 9938
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_asmenezes.pdf477,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.