Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46062
Title in Portuguese: Projeto de melhoria de infraestrutura utilizada como suporte a um sistema de simulação e controle de modelos de processos: da análise do protótipo à modelagem funcional
Author: Guimarães, Manoel Francisco dos Santos
Co-advisor(s): Torres, José Belo
Keywords: Gestão de projeto.
gestão de desenvolvimento de produtos
simulação
controle de processos
Issue Date: 2010
Citation: GUIMARÃES, Manoel Francisco dos Santos. Projeto de melhoria de infraestrutura utilizada como suporte a um sistema de simulação e controle de modelos de processos: da análise do protótipo à modelagem funcional. 2010. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Abstract in Portuguese: O desenvolvimento e a aplicação de guias e modelos voltados à gestão de projetos e ao processo de desenvolvimento de produtos têm auxiliado as equipes de projeto a apresentarem soluções que atendam satisfatoriamente às necessidades dos clientes. A principal vantagem desta aplicação encontra-se na integração das ferramentas, habilidades e conhecimentos de equipes multifuncionais na transformação de informações essenciais para o planejamento de todas as fases do ciclo de vida do produto, desde a elaboração da estratégia até a descontinuidade e/ou descarte do produto. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um projeto de melhoria de um protótipo, por meio de um processo formal, de uma infraestrutura utilizada como suporte à simulação e controle de modelos de processos. Para isso, realizou-se uma avaliação dos requisitos inicialmente definidos e uma revisão do escopo com base na observação do funcionamento do protótipo, transformando estes em especificações que serviram com guia à modelagem funcional do produto. Para desenvolvimento da solução, foi consultada a literatura específica, tendo o PMBOK como principal referência na gestão de projeto e as metodologias propostas por Rozenfeld et. al, Pahl et al. e Back et. al,, como principais referências do processo de desenvolvimento de produtos. Estes auxiliaram na elaboração do processo formal, concentrando as atividades em grupos de processos separados em iniciação, planejamento, execução, monitoramente e controle e encerramento. Por fim, a melhoria apresentada após a execução das atividades do processo formal demonstra as vantagens encontradas quando é considerado um processo formal do início do projeto do produto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46062
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_mfsguimarães.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.