Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46060
Tipo: TCC
Título: Logística reversa de pneus inservíveis na cidade de Fortaleza
Autor(es): Oliveira, Renata Marinho de Andrade
Orientador: Aquino, Marisete Dantas de
Palavras-chave: logística reversa;pneus inservíveis;meio ambiente
Data do documento: 2013
Citação: OLIVEIRA, Renata Marinho de Andrade. Logística reversa de pneus inservíveis na cidade de Fortaleza. 2013. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Uma das maiores preocupações mundial relacionada ao meio ambiente é o destino final de materiais. Um exemplo de materiais são os pneus, sua reciclagem possui um limite, após esse limite, o pneu é taxado como inservível, fazendo com que o consumidor tenha que o descartar. O simples descarte de pneus inservíveis num terreno além de causar uma ocupação exagerada do espaço físico para sua deposição, poderá causar danos ao meio ambiente e a saúde pública. A partir de 2 de agosto de 2010, com a Lei 12.305, os fabricantes e importadores ficam obrigados a aplicar a logística reversa. O objetivo deste trabalho é estudar e analisar o sistema de logística reversa de pneus inservíveis na cidade de Fortaleza. A metodologia usada será uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e uma investigação exploratória e descritiva. Os resultados deste trabalho foram obtidos das seguintes fontes, Cadastro Técnico Federal do IBAMA, Reciclanip, ponto de coleta de Fortaleza, pequenas borracharias, em órgãos da prefeitura e na Ecofor, concessionária responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos em Fortaleza. E a partir destes resultados, tem-se que o sistema de logística reversa de pneus inservíveis em Fortaleza existe, porém possui falhas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46060
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_rmaoliveira.pdf12,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.