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Tipo: Tese
Título: Avaliação da proposta da aprendizagem cooperativa como estratégia teórico-metodológica para melhorar o ensino-aprendizagem: estudo de caso em uma escola estadual de educação profissional do Ceará
Autor(es): Leão, Dóris Sandra Silva
Orientador: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa;Avaliação do ensino e aprendizagem;Interação social
Data do documento: 2019
Citação: LEÃO, Dóris Sandra Silva. Avaliação da proposta da aprendizagem cooperativa como estratégia teórico-metodológica para melhorar o ensino-aprendizagem: estudo de caso em uma escola estadual de educação profissional do Ceará. 2019. 282f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: A presente pesquisa traz como objetivo geral avaliar como as estratégias teórico-metodológicas da aprendizagem cooperativa se estruturam para contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola estadual de educação profissional do Ceará. Para tanto, fez-se necessário compreender como as estratégias teórico-metodológicas da proposta se organizam em sala de aula, para possibilitar a constituição dos elementos cruciais à consolidação dos princípios cooperativos: a interdependência positiva, a interação promotora, a responsabilidade individual, as habilidades sociais e o processamento grupal. Na fundamentação teórica, inicialmente se procurou delinear a avaliação da aprendizagem escolar em seu contexto mais amplo, de modo a situá-la no âmbito histórico da educação brasileira, e, com isso, compreendê-la como prática ideológica da pedagogia tradicional. Ato contínuo, buscou-se alicerçar a possibilidade de avanço dos processos avaliativos, por intermédio do conhecimento acerca da concepção construtivista da aprendizagem, lançando luz à avaliação formativa, com função reguladora da aprendizagem. Logo a seguir são apresentados os fundamentos teóricos-metodológicos da aprendizagem cooperativa e do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), que embasam a experiencia cooperativa na escola investigada. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, posto que investiga um único grupo, no local onde o fenômeno acontece, impulsionado pela interação social entre os sujeitos; quanto à abordagem de pesquisa, configura-se como essencialmente qualitativa, pois visa a aproximar a teoria de sua prática pedagógica, à luz dos fatores contextuais que a determinam; mas, também, com características quantitativas, considerando-se a necessidade de coletar dados mesuráveis para a pesquisa. No que diz respeito aos procedimentos técnicos de coleta de dados, efetuou-se análise documental, na qual foram verificados os documentos de gestão da escola e os instrumentais teórico-metodológicos da aprendizagem cooperativa, posto que organizam e subsidiam o trabalho pedagógico da escola; foram utilizadas avaliações de feição diagnóstica, formativa e somativa, para a sondagem da evolução da aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo; também foram aplicados questionários fechados, para a sondagem inicial do perfil de professores e alunos, bem como para a triagem da amostra qualitativa; além disso, foram empreendidas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, com vistas a compreender suas crenças e valores, revelando as circunstâncias dos comportamentos, sob a ótica da aprendizagem cooperativa; e, por fim, realizou-se observação participante nas salas de aula dos professores depoentes nas entrevistas, para apreender como o fenômeno ocorre efetivamente nas condições da prática cotidiana. Quanto à estratégia para análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com suporte do programa WebQDA, que organizou o acervo textual a partir de categorias e unidades de registro. Verificou-se, ao final da pesquisa, que a implementação da proposta da aprendizagem cooperativa alicerçada pelo protagonismo estudantil e mediada por situações de interações sociais mobilizadoras, possibilita um melhor desenvolvimento da aprendizagem, tendo em vista que promove uma intensa interdependência positiva e ajuda mútua entre os alunos no processo de aprendizagem, ocasionando a edificação da autonomia intelectual e, assim, a construção de competências cognitivas e socioemocionais.
Abstract: This research aims to evaluate how the theoretical-methodological strategies of cooperative learning are structured to contribute to the improvement of the learning of students of the second grade of high school in a state school of professional education of Ceará. Therefore, it was necessary to understand how the theoretical-methodological strategies of the proposal are structured in the classroom, to enable the constitution of the crucial elements to the consolidation of cooperative principles such as: positive interdependence, promoter interaction, individual responsibility, social skills and group processing. In the theoretical foundation, initially it was tried to delineate the evaluation of the school learning in its broader context, in order to place it in the historical ambit of the Brazilian education, and, with that, to understand it as a ideological practice of the traditional pedagogy. Then, we sought to base the possibility of advancing the evaluation processes, through knowledge about the constructivist conception of learning, shedding light to the formative assessment, with the regulatory function of learning. Following are presented the theoretical and methodological foundations of cooperative learning and the Program for Encouraging Cooperation in School (PRECE), which underlie the cooperative experience in the investigated school. As for the methodology, it is a case study, since it investigates a single group, where the phenomenon happens, driven by the social interaction between the subjects; as for the research approach, it is essentially qualitative, since it aims to bring theory closer to its pedagogical practice, in the light of the contextual factors that determine it; but also with quantitative characteristics, considering the need to collect measurable data for research. Regarding the technical procedures for data collection, a documental analysis was performed, in which the school management documents and the theoretical-methodological instruments of cooperative learning were verified, since they organize and subsidize the pedagogical work of the school; assessments of diagnostic, formative and summative features were used to survey the evolution of students' learning throughout the school year; closed questionnaires were also applied for the initial survey of the profile of teachers and students, as well as for the screening of the qualitative sample; in addition, semi-structured interviews were conducted with teachers and students, with a view to understanding their beliefs and values, revealing the circumstances of behavior from the perspective of cooperative learning; and, finally, participant observation was made in the interviewed teachers' classroom in the interviews, to learn how the phenomenon occurs effectively in the conditions of daily practice. Regarding the strategy for data analysis, we used content analysis, supported by the WebQDA program, which organized the textual collection from categories and record units. It was found, at the end of the research, that the implementation of the cooperative learning proposal based on student protagonism and mediated by situations of mobilizing social interactions, enables a better development of learning, as it promotes intense positive interdependence and mutual help between the students in the learning process, causing the building of intellectual autonomy and, thus, the construction of cognitive and socio-emotional skills.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46018
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