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Tipo: TCC
Título: Avaliação da gestão em uma empresa de grande porte com base no Modelo de Excelência em Gestão (MEG)
Autor(es): Pontes, Daniel Fontenelle
Orientador: Elias, Sérgio José Barbosa
Palavras-chave: Qualidade;Excelência em Gestão;MEG;Modelo de Excelência em Gestão;Compromisso com a Excelência
Data do documento: 2013
Citação: PONTES, Daniel Fontenelle. Avaliação da gestão em uma empresa de grande porte com base no Modelo de Excelência em Gestão (MEG). 2013. 89 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Frente a um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, é de fundamental importância que as empresas busquem a excelência da qualidade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a gestão de uma empresa de grande porte do setor eólico através da aplicação do questionário Compromisso com a Excelência. Baseado em uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi realizado um diagnóstico completo da gestão da empresa com uso do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no qual foram avaliados os oito tópicos abordados no questionário: liderança, estratégias e planos, clientes, pessoas, sociedade, informação e conhecimento, processos e resultados. Após a aplicação do questionário, observou-se que as notas mais baixas foram dadas para os critérios clientes, resultados e pessoas, respectivamente. Foram então sugeridas melhorias para que a empresa busque a excelência na sua gestão empresarial.
Abstract: Facing an increasingly competitive business, it is extremely important that companies pursue quality excellence. This paper aims to review the performance excellence through the application of the questionnaire Commitment to Excellence in a large company of the wind sector. Based on a literature review on the topic, a complete diagnosis of the company performance was made using the Management Excellence Model (GEM) of the National Quality Foundation (FNQ). The questionnaire asses eight topics : leadership, strategic planning, customers, community, human resources, information and knowledge, process management and business performance results. After the aplication of the questionnaire, the lowest scores were given to customers, business performance results and human resources respectively. Then, suggestions were made in order to the company to achieve excellence in quality management.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46003
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