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dc.contributor.advisorMontenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra-
dc.contributor.authorRodrigues, Leonardo Araújo-
dc.date.accessioned2019-09-19T22:39:09Z-
dc.date.available2019-09-19T22:39:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Leonardo Araújo. O transporte não motorizado como instrumento da mobilidade sustentável em universidades: caso do Campus do Pici. 2013. 89 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45953-
dc.description.abstractThe issues related to the sustainability of displacements are showing a growing interest among the academic community and the Government as measures to reduce problems caused by urban traffic. In this context, the mobility in Brazilian college campuses turns out to be a reflection of the current situation in the big cities, urging the study of alternatives to combat this negative effect. The main objective of this research is to investigate and analyze the movements of users within the Campus do Pici, of the Universidade Federal do Ceará (UFC) and to propose interventions, adaptations and improvements related to the sustainable mobility of these people. The study was divided into two main parts: (i) the research with the campus users; and (ii) the evaluation of the transport infrastructure available on campus. The first part consisted in the application of surveys based on Stated Preference techniques with the users of the studied area, by which it was possible to identify the characteristics of choice in their daily internal displacements facing a hypothetical scenario of automobile use restriction. It was observed that the attributes “Attendance” and “Comfort” had greater representation in the preferences of respondents, indicating the need of promoting measures that address these matters. Considering these results, in the second part of this study, a research was carried out in situ regarding the infrastructure available for the use of the nonmotorized transportation, including pedestrian facilities and bike paths. Adjustments were proposed to sidewalks and pedestrian crossings according to the accessibility guidelines addressed in technical manuals, as well as the construction of a cycling network for the campus, with the possibility of implementing a shared use bicycle system, concluding that these measures might promote improvements in sustainable mobility at the campus.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTransportes não motorizadospt_BR
dc.subjectPreferência declaradapt_BR
dc.titleO transporte não motorizado como instrumento da mobilidade sustentável em universidades: caso do Campus do Pici.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorMoreira, Maria Elisabeth Pinheiro-
dc.description.abstract-ptbrAs questões relativas à sustentabilidade dos deslocamentos vêm apresentando um crescente interesse no meio acadêmico e governamental como medidas de redução dos malefícios causados pelo tráfego urbano. Neste contexto, a mobilidade nos campi universitários brasileiros torna-se reflexo da atual situação nas grandes cidades, urgindo o estudo de alternativas que combatam esse efeito negativo. O principal objetivo deste trabalho é investigar e analisar a circulação dos usuários dentro do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de propor intervenções, adaptações e melhorias voltadas à mobilidade sustentável destas pessoas. O estudo se dividiu em duas partes principais: (i) pesquisas com usuários; e (ii) levantamento da infraestrutura de transportes disponível no campus. A primeira consistiu na aplicação de questionários de Preferência Declarada (PD) com os usuários do local analisado, pelos quais foi possível identificar as características de escolha nos seus deslocamentos internos diários diante de uma hipótese de restrição do uso de automóveis. Observou-se que os atributos “Atendimento” e “Conforto” obtiveram maior representatividade nas preferências dos entrevistados, indicando a promoção de medidas que favoreçam estes quesitos. Levando-se em consideração esses resultados, na segunda parte do estudo, foram realizados levantamentos in loco da infraestrutura viária do Campus do Pici para os transportes não motorizados (a pé e por bicicletas). Foram propostas readequações para calçadas e travessias de acordo com as diretrizes de acessibilidade abordadas em manuais técnicos e normas, e a construção de uma rede cicloviária para o campus, com a possibilidade de implantação do sistema de uso compartilhado de bicicletas, concluindo que estas propostas podem potencializar melhorias na mobilidade sustentável na universidade.pt_BR
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