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Tipo: Dissertação
Título : Indicadores de evolução do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro do autismo em um serviço especializado em reabilitação intelectual
Autor : Magalhães, Luciana de Souza Rodrigues
Tutor: Correia, Luciano Lima
Palabras clave : Transtorno Autístico;Diagnóstico Precoce;Equipe de Assistência ao Paciente;Reabilitação
Fecha de publicación : 29-jul-2019
Citación : MAGALHÃES, L. S. R. Indicadores de evolução do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro do autismo em um serviço especializado em reabilitação intelectual. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Introdução:O transtorno do espectro autista é um transtorno neurodesenvolvimental, que tem como características essenciais: prejuízos persistentes na comunicação social e na interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Objetivo:Analisar os indicadores de evolução do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista em um serviço especializado em reabilitação intelectual. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com abordagem analítica de dados secundários de prontuários de crianças com autismo.Fizeram parte do estudo prontuários de crianças de 1 a 7 anos com diagnóstico de TEA atendidas duas vezes por semana pela equipe multiprofissional da unidade durante os anos de 2015 a 2017. Foi utilizado para o acompanhamento dos indicadores um instrumento de coleta baseado nas informações do prontuário das crianças e evolução terapêutica Autism Treatment Evaluation Checklist. Os dados foram analisados através do Jamovi versão 2018e os resultados foram apresentados em forma de gráfico e tabelas. Observou-se na ATEC inicial escore médio de 64.7 e após 12 meses de intervenção houve um decréscimo na média de pontuação total das 121 crianças para 56. Resultados:Participaram do estudo 121 crianças com diagnóstico clínico definido para Transtorno do Espectro do Autismo segundo a classificação do CID-10 e DSM – V. Entre os 121 participantes 81% eram meninos (n=98) e 19% eram meninas (n= 23).Observou-se na ATEC inicial escore médio de 64.7 e após 12 meses de intervenção houve um decréscimo na média de pontuação total das 121 crianças para 56. Conclusão:Os resultados do estudo concluem que os dois grupos de crianças (masculino e feminino) diminuíram a média do escore ATEC ao longo do tempo, principalmente nos aspectos Discurso/Linguagem/Comunicação, Sociabilidade e Consciência Cognitiva/Sensorial.
Abstract: Introduction: Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder that has as its essential features: persistent impairments in social communication and social interaction, restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities. Objective: To analyze the developmental indicators of the development of children with autistic spectrum disorder in a service specialized in intellectual rehabilitation. Methodology: This is a cross-sectional study with analytical approach of secondary data from medical records of children with autism. The study included medical records of children aged 1 to 7 years diagnosed with ASD attended twice a week by the unit's multidisciplinary team during the years 2015 to 2017. A collection instrument based on medical record information was used to monitor the indicators. of children and therapeutic evolution Autism Treatment Evaluation Checklist. Data were analyzed using Jamovi version 2018 and the results were presented as graphs and tables. A mean score of 64.7 was observed in the initial ATEC and after 12 months of intervention there was a decrease in the average total score of 121 children to 56. Results: The study included 121 children with a defined clinical diagnosis for Autism Spectrum Disorder according to the classification. ICD-10 and DSM - V. Among the 121 participants, 81% were boys (n = 98) and 19% were girls (n = 23). The initial ATEC score was 64.7 and after 12 months of intervention there was a decrease in the average total score of 121 children to 56. Conclusion: The results of the study concluded that both groups of children (male and female) decreased ATEC score over time, mainly in the Speech / Language / Communication, Social and Cognitive / Sensory Awareness aspects.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45878
Aparece en las colecciones: MPSMC - Dissertações defendidas na UFC

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