Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45817
Title in Portuguese: Fatores críticos de sucesso para execução de estratégias: estudo de caso da empresa XYZ, participante da Rede PAEXCE
Author: Braga, Francisco Marcelo Fontenele
Advisor(s): Xavier, Fernando Menezes
Keywords: Balanced Scorecard
Estratégia
Liderança
Issue Date: 2008
Citation: BRAGA, Francisco Marcelo Fontenele. Fatores críticos de sucesso para execução de estratégias: estudo de caso da empresa XYZ, participante da Rede PAEXCE. 2008. 59 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2008.
Abstract in Portuguese: A grande maioria das organizações falha no processo de implementação de estratégias. Vários estudos e pesquisas evidenciam o fato, que desafia acadêmicos, executivos e empresários a buscarem aprimoramento para o problema em questão. Esta monografia desenvolve um estudo de caso realizado junto à empresa, de nome hipotético, XYZ que adota o modelo de gestão PAEX – da Fundação Dom Cabral – para implementação e gestão de suas estratégias. Este estudo de caso foi realizado com o objetivo de identificar as possíveis similaridades existentes entre os fatores críticos de sucesso para implementação de estratégias em uma das empresas participantes da Rede PAEX-CE e os apresentados pelos principais autores que estudam este assunto. Para tanto, realizou-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica para compreensão e definição do referencial teórico a ser abordado na pesquisa. Posteriormente, fez-se uma pesquisa documental e realizou-se uma entrevista do tipo estruturada, com representantes da empresa, objeto do caso. A monografia identificou como fatores críticos de sucesso no processo de implementação de estratégias: 1) a definição da estratégia empresarial; 2) a comunicação da estratégia dentro da organização; 3) a vinculação da estratégia das divisões com a estratégia central da organização; 4) o vínculo do orçamento com a estratégia; 5) o alinhamento dos recursos humanos aos propósitos organizacionais; 6) a vinculação da remuneração ao desempenho dos funcionários; 7) o acompanhamento e avaliação contínua da estratégia; 8) as falsas tomadas de decisões; 9) o departamento de gestão estratégica; e 10) a liderança. Com os resultados da pesquisa, pôde-se concluir que há similaridades entre os fatores críticos de sucesso para implementação de estratégias identificados no referencial teórico e no estudo de caso; e que os fatores críticos identificados no referencial teórico, mas que não eram explorados, ou eram explorados de forma pouco eficaz pela empresa XYZ, afetaram o desempenho das estratégias nesta empresa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45817
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEGE - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_tcc_fmfbraga.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.