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Title in Portuguese: Efeitos de tecnologia no conhecimento, atitude e prática de gestantes para o parto
Title: Effects of technology on knowledge, attitude and practice of pregnant women for childbirth
Author: Andrade, Ivna Silva
Castro, Régia Christina Moura Barbosa
Moreira, Karla de Abreu Peixoto
Santos, Cristina Poliana Rolim Saraiva dos
Fernandes, Ana Fátima Carvalho
Keywords: Parto
Enfermagem Obstétrica
Tecnologia Educacional
Promoção da Saúde
Issue Date: 2019
Publisher: Rev Rene
Citation: ANDRADE, Ivna Silva et al. Efeitos de tecnologia no conhecimento, atitude e prática de gestantes para o parto. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e41341, 2019.
Abstract in Portuguese: Objetivo: avaliar os efeitos de vídeo educativo sobre o conhecimento, a atitude e a prática de gestantes para o parto ativo. Métodos: estudo quase experimental, desenvolvido em dez unidades básicas de saúde da família, com 167 gestantes no último trimestre, por meio de instrumento construído e validado para levantamento do conhecimento, da atitude e prática. No Grupo Intervenção, a investigação foi aplicada, acompanhada de sessão educativa, com exposição de vídeo. Para o Grupo Controle, a investigação e a consulta pré-natal de rotina foram aplicadas. Resultados: o Grupo Intervenção apresentou maior adequação em conhecimento, atitude e prática, com estatísticas significativas em todas as variáveis, destacando a influência do vídeo educativo para o parto ativo. Conclusão: o uso de vídeo educativo se destacou positivamente como tecnologia educacional para conhecimento, atitude e prática de gestantes em relação ao parto ativo.
Abstract: Objective: to evaluate the effects of educational video on the knowledge, attitude and practice of pregnant women for active childbirth. Methods: a quasi-experimental study, developed in ten basic family health units, with 167 pregnant women in the last trimester, through a built and validated instrument to survey knowledge, attitude and practice. In the Intervention Group, the research was applied, accompanied by an educational session, with video exposure. For the Control Group, routine prenatal investigation and consultation were applied. Results: the Intervention Group presented greater adequacy in knowledge, attitude and practice, with significant statistics in all variables, highlighting the influence of educational video for active childbirth. Conclusion: the use of educational video stood out positively as educational technology for knowledge, attitude and practice of pregnant women in relation to active childbirth.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45809
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175-6783 (On line)
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