Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45800
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A constituição do sujeito leitor em anúncios publicitários no livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Leal, Abniza Pontes de Barros
Lopes, Lucineide Matos
Palavras-chave: Gênero textual;Interacionismo sociodiscursivo;Sujeito leitor;Competência sociodiscursiva
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Pontes Editores
Citação: LEAL, Abniza Pontes de Barros; LOPES, Lucineide Matos. A constituição do sujeito leitor em anúncios publicitários no livro didático de língua portuguesa. In: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 33-55.
Resumo: A função social da leitura tem motivado constantes estudos em que a sala de aula e os livros didáticos são espaços para investigações acerca das contribuições na formação de um leitor crítico. Nesse contexto, este trabalho se constitui um recorte feito sobre a constituição do sujeito leitor partir da orientação dada por Livro Didático de Língua Portuguesa da 1ª série do Ensino Médio à leitura de anúncios publicitários. A escolha por este gênero deve-se ao fato de ele ser muito presente na vida dos cidadãos e exigir que a intencionalidade do anunciante seja não somente compreendida, mas também questionada pelos receptores destes textos. É, assim, motivo suficiente para que a escola, a partir de recursos didáticos como os do livro didático, oportunize a que o aluno seja um leitor que assuma com criticidade a compreensão de anúncios.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45800
ISBN: 978-85-217-0031-9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_apbleallmlopes.pdf17,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.