Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45700
Tipo: TCC
Título: Gestão de competência: uma análise sobre a abordagem do capital intelectual no contexto organizacional
Autor(es): Amancio, Paulo Roberto
Orientador: Veras, Neide Fernandes Monteiro
Palavras-chave: Administração de pessoal;Capital intelectual;Conhecimento;Gestão de pessoas
Data do documento: 2007
Citação: AMANCIO, Paulo Roberto. Gestão de competência: uma análise sobre a abordagem do capital intelectual no contexto organizacional. 2007. 59 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: A entrada do século XXI tem sido caracterizado por profundas e rápidas transformações, todas envoltas em novos conceitos gerenciais para as organizações. O processo acelerado destas mudanças, aliado à competitividade, tem exigido das empresas uma nova postura centrada no conhecimento. Assim, a substituição do capital pelo conhecimento acabou gerando um acréscimo na importância das pessoas, que são as detentoras do conhecimento e conseqüentemente a fonte de vantagem competitiva para o sucesso empresarial. O objetivo deste trabalho é analisar a gestão de competência a partir da abordagem do conhecimento, apresentando o capital intelectual e a aprendizagem organizacional como diferencial no mercado corporativo. Evidenciando ainda, as razões para se colocar o conhecimento como fator determinante na competitividade. A fundamentação teórica está alicerçada na revisão de literatura diversificada para melhor evidenciar os pensamentos apresentados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45700
Aparece nas coleções:EEGE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_pramancio.pdf387 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.