Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45677
Tipo: Resumo
Título: erformance E Antropologia Nas Manifestações Do Exú Umbandista De Fortaleza – Uma Análise Da Entidade Maria Padilha
Autor(es): Cavalcante, Elita Maria Mendonça
Oliveira Junior, Antonio Wellington de
Palavras-chave: Umbanda;Comunicação;Performance
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CAVALCANTE, Elita Maria Mendonça; OLIVEIRA JUNIOR, Antonio Wellington de. erformance E Antropologia Nas Manifestações Do Exú Umbandista De Fortaleza – Uma Análise Da Entidade Maria Padilha. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O presente trabalho serviu como projeto para a inscrição no Mestrado em Comunicação 2016.1, e busca abordar áreas como comunicação, antropologia, Umbanda e Performance. Desde sua formação, essa religião originalmente brasileira levanta questões e o interesse de estudiosos como antropólogos, sociólogos, filósofos e até comunicólogos, os quais desejam entender cada vez melhor e mais profundamente como o ser humano lida com as questões místicas, como são capazes de unir a fé e o conhecimento humano originados em crenças tão antigas e de povos tão distantes. Visando este tipo de interesse, este trabalho tem como principal finalidade aprofundar os estudos sobre a Umbanda, além de buscar compreender como o corpo inserido em um ritual de Exú umbandista se comporta como um instrumento de performance, ao mesmo tempo em que age como elemento ritualístico. A extensão da pesquisa se limita ao estudo da entidade Exú Maria Padilha, trabalhada pela mãe-de-santo Mãe Iara em um terreiro na cidade de Fortaleza. Na pesquisa, a análise de informações se dá, primeiramente, através de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de livros e artigos periódicos materiais e virtuais já existentes. Após este processo, se executa a pesquisa de campo através de observação participante, na qual o pesquisador pode se inserir no interior do grupo observado, interagindo por um período com os sujeitos e buscando partilhar o seu cotidiano a fim de sentir o que é estar naquela situação. Por fim, estrutura-se os dados coletados e constrói-se as considerações finais do trabalho. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45677
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_emmcavalcante.pdf49,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.