Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45676
Title in Portuguese: Para uma crítica a sociedade da administração dos afetos: ou sobre quem é digno de viver no capitalismo
Author: Castro, Emanuel Messias Aguiar de
Lima, Aluísio Ferreira de
Keywords: Capitalismo
Ideologia
Racionalidade
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: CASTRO, Emanuel Messias Aguiar de; LIMA, Aluísio Ferreira de. Para uma crítica a sociedade da administração dos afetos: ou sobre quem é digno de viver no capitalismo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: O texto que segue tem por objetivo apresentar o andamento da pesquisa intitulado: “Para uma crítica a sociedade da administração dos afetos ou sobre quem é digno de viver no capitalismo”. Esta pesquisa, que visa a conclusão do curso de pós-graduação: mestrado em psicologia pela Universidade Federal do Ceará, busca, através da articulação entre variados modelos de Teoria Crítica, uma análise das formas contemporâneas de administração da vida. Desta maneira, trata-se de um trabalho teórico que toma por método a ideia de “Diagnostica”, ou seja, a reconstrução das condições de possibilidade da efetivação de determinados discurso ou práticas. Nossa proposição é de que, no capitalismo contemporâneo, vivemos um período em que o objeto de administração da sociedade são as relações afetivas humanas. Para demonstrar nossa proposta o texto foi dividido em duas partes. Na primeira parte temos o desenvolvimento do método onde: a partir da articulação de conceitos como capitalismo, racionalidade e ideologia, tentaremos apresentar as formas hegemônicas de administração da vida nos vários estágios do desenvolvimento do capitalismo. No segundo momento, nos dedicaremos a exclusivamente as produções e administrações das formas de vidas contemporâneas. Para a composição desse texto os mais variados autores das teorias críticas nos são caros. Desde Marx e Weber, passando pela teoria crítica da Escola de Frankfurt, até pensadores contemporâneos como Zizek e Agemben, unem-se para a realização dessa difícil tarefa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45676
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_emacastro.pdf49,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.