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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Nádya dos Santos-
dc.contributor.authorLopes, Bárbara Brandão-
dc.contributor.authorTeixeira, João Joadson Duarte-
dc.contributor.authorOriá, Mônica Oliveira Batista-
dc.contributor.authorVieira, Neiva Francenely Cunha-
dc.contributor.authorGuedes, Maria Vilani Cavalcante-
dc.date.accessioned2019-09-11T14:19:00Z-
dc.date.available2019-09-11T14:19:00Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationMOURA, Nádya dos Santos et al. Alfabetização em saúde e autocuidado em pessoas com diabetes Mellitus tipo 2. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 72, n. 3, p. 734-40, jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issnPrint 0034-7167-
dc.identifier.issnOn-line 1984-0446-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45667-
dc.description.abstractObjective: To evaluate the effect of educational intervention in the adherence to self-care activities and functional health literacy and numeracy in people with type 2 diabetes mellitus. Methods: This was a quasi-experimental study conducted in two units of the Brazilian Family Health Strategy, involving people with diabetes. Educational interventions occurred in three meetings, weekly, lasting 60 minutes on average. Data were collected using the Questionário de Autocuidado com o Diabetes, before and after the interventions. Results: 55 people participated in the study. After the interventions, the greatest difference for a better adherence to self-care was the item “inspecting the inside of the shoes before putting them on”, with 3.29 days in the week delta at analytical level. The worst was “taking insulin shots as recommended”, with 0.00 days a week delta at basic level. Conclusion: Educational interventions had a positive effect on adherence to self-care and functional literacy in health.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 2pt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleAlfabetização em saúde e autocuidado em pessoas com diabetes Mellitus tipo 2pt_BR
dc.title.alternativeAlfabetización en salud y autocuidado en individuos con diabetes Mellitus tipo 2pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: Avaliar o efeito de intervenção educativa na adesão às atividades de autocuidado e letramento funcional em saúde no domínio numeramento em pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Método: Estudo quase-experimental, conduzido em duas unidades da estratégia de saúde da família, envolvendo pessoas com diabetes. As intervenções educativas aconteceram em três encontros, semanalmente, com duração média de 60 minutos. Os dados foram coletados pelo Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes, antes e após as intervenções. Resultados: Participaram do estudo 55 pessoas. Após as intervenções, o item que obteve maior diferença para uma melhor adesão ao autocuidado foi “examinar dentro do calçado antes de calçá-los”, com delta de 3,29 dias na semana, nível analítico. O pior foi “tomar as injeções de insulina conforme recomendado”, com delta de 0,00 dias na semana, nível básico. Conclusão: As intervenções educativas apresentaram efeito positivo na adesão ao autocuidado e letramento funcional em saúde.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: Evaluar el resultado de una intervención educativa en la adhesión a las actividades de autocuidado y de literacidad funcional en salud en el dominio de numeración en individuos con diabetes mellitus tipo 2. Método: Estudio casi experimental realizado en dos unidades de estrategia de salud de la familia, del cual participaron individuos con diabetes. Las intervenciones educativas se realizaron durante tres encuentros semanales, con una duración media de 60 minutos cada una. Los datos fueron recolectados mediante el Cuestionario de Actividades de Autocuidado con la Diabetes, antes y después de las intervenciones. Resultados: Participaron del estudio 55 individuos. Después de las intervenciones, el ítem con mayor diferencia en la mejor adhesión al autocuidado fue “examinar el calzado antes de ponerlo”, con el delta de 3,29 días a la semana, nivel analítico. El peor fue “aplicar las inyecciones de insulina según lo recomendado”, con el delta de 0,00 días a la semana, nivel básico. Conclusión: Las intervenciones educativas tuvieron un efecto positivo en la adhesión al autocuidado y la literacidad en salud.pt_BR
dc.title.enLiteracy in health and self-care in people with type 2 diabetes Mellituspt_BR
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