Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45580
Tipo: Tese
Título: Residualidade e imaginário sobre o grotesco feminino em cordéis de metamorfose
Autor(es): Silva, Cássia Alves da
Orientador: Martins, Elizabeth Dias
Palavras-chave: Cordel;Metamorfose;Grotesco;Feminino;Residualidade;Medieval
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Cássia Alves da. Residualidade e imaginário sobre o grotesco feminino em cordéis de metamorfose. 2018. 212f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Nesta tese são investigados os cordéis de metamorfose nos quais a personagem principal é uma mulher transformada em animal ou em outro ser. O objetivo é examinar o modo como o imaginário referente ao feminino se organiza e se constrói no corpus sob análise, em seus aspectos residuais. O estudo se desenvolve obedecendo à seguinte ordem: primeiro é procedida a análise da temática da metamorfose na literatura; depois estuda-se o grotesco surgido antes e a partir da transmutação; por fim, é feita uma análise do grotesco da personagem feminina metamorfoseada. O primeiro aspecto é abordado sob um olhar centrado na metamorfose de mulheres em algumas obras literárias produzidas na Antiguidade e na Contemporaneidade, e também nos motivos pelos quais acontece esse fenômeno. Em seguida, o grotesco é examinado à luz de seus principais teóricos (Victor Hugo, Mikhail Bakhtin e Wolfgang Kayser) e fundamentado em um confronto com termos afins como o insólito, o anormal e o cômico. No último tópico, a análise dá conta da construção do imaginário feminino apresentado nos cordéis de metamorfose, mediante estudos sobre a transgressão perpetrada pelos perfis femininos, a simbologia do animal e do corpo erotizado da mulher. Os cordéis integrantes do corpus recortado foram escritos entre a primeira metade do século XX e a primeira década do século XXI. O estudo tem como base a Teoria da Residualidade sistematizada por Roberto Pontes e aplicada pelos pesquisadores do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural – GERLIC, em Poesia Insubmissa Afrobrasilusa (1999), Residualidade ao alcance de todos (2015) e Residualidade e Intertemporalidade (2017). Referido exame também se pauta nos fundamentos teóricos atinentes ao feminino, ao corpo e ao erotismo elaborados por Georges Duby, Michelle Perrot, Jacques Le Goff, Valéria Fabrizi Pires e Octavio Paz. O trabalho mostra a presença de resíduos do imaginário feminino de épocas distantes e distintas, sobretudo a medieval, no cordel de metamorfose contemporâneo. Com base nas análises procedidas, se conclui que daí surgem novas formas de pensar o feminino. O texto também pretende causar provocações em torno das questões suscitadas, levando o leitor a enxergar e entender a complexidade dessa temática bem como a constante necessidade de trazê-la ao centro das discussões acadêmicas. Assim, um novo imaginário se constrói, tornado possível pelo diálogo, às vezes nada pacífico, do presente residual cristalizado com o passado remanescente.
Abstract: In this thesis are investigated the metamorphosis string books in which the main character is a woman transformed into animal or other being. The objective is to examine how the feminine imaginary is organized and constructed in the corpus under analysis, in its residual aspects. The study develops according to the following order: first the analysis of the thematic of metamorphosis in the literature is carried out; then we study the grotesque that arose before and from transmutation; finally, an analysis of the grotesque of the metamorphosed female character is made. The first aspect is approached from a perspective centered on the metamorphosis of women in some literary works produced in Antiquity and Contemporaneity, and also in the reasons why this phenomenon happens. Then the grotesque is examined in the light of its main theorists (Victor Hugo, Mikhail Bakhtin and Wolfgang Kayser) and from confrontation with similar terms such as the unusual, the abnormal and the comic. In the last topic, the analysis gives us an account of the construction of the feminine imaginary presented in the metamorphosis string books, through studies on the transgression perpetrated by the female profiles, the symbology of the animal and the eroticized body of the woman. The string books part of this thesis corpus were written between the first half of the twentieth century and the first decade of the twenty-first century. The study is based on the Theory of Residuality systematized by Roberto Pontes and applied by researchers of the Group of Studies of literary and cultural residency - GERLIC, Poetry Insubmissa Afrobrasilusa (1999), Residuality within the reach of all (2015) and Residuality and Intertemporality (2017). This examination is also based on the theoretical foundations of feminine, body and eroticism elaborated by Georges Duby, Michelle Perrot, Jacques Le Goff, Valéria Fabrizi Pires and Octavio Paz. This work also shows the presence of residues of the feminine imaginary of distant and distinct epochs, especially the medieval, in the contemporary metamorphosis cordel. Based on the analysis carried out, it is concluded that from this new ways of thinking the feminine arise. The text also intends to emerge provocations around the questions raised leading the reader to see and understand the complexity of this issue as well as the constant need to bring it to the center of academic discussions. Thus, a new imaginary is constructed, made possible by the dialogue, sometimes not peaceful, of the crystallized residual present with the remnant past.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45580
Aparece nas coleções:PPGLE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tese_casilva.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.