Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45560
Tipo: Artigo de Evento
Título: A gênese do dever-ser e do valor a partir da essência teleológica do trabalho
Autor(es): Lopes, Fátima Maria Nobre
Palavras-chave: Teleologia;Ontologia;Sociedade
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ANFOP
Citação: LOPES, Fátima Maria Nobre. A gênese do dever-ser e do valor a partir da essência teleológica do trabalho. In: CARVALHO, Marcelo; JADIR, Antunes; MOURA, Mauro Castelo Branco (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 180-191. Tema: Marx e Marxismo.
Resumo: A temática acerca das categorias do valor e do dever-ser a partir da essência teleológica do trabalho é uma das questões centrais que Gÿorgy Luckács trata na sua Ontologia do Ser Social, obra essa que seria a introdução de um tratado sobre ética que não chegou a se efetivar. No entanto, a Ontologia tornou-se uma vasta obra sobre a teoria do gênero humano, na qual ele apresenta as categorias fundamentais da vida social dos homens, ao mesmo tempo em que resgata os delineamentos centrais de uma ontologia deixada por Marx. Desse modo, a Ontologia de Luckács trata principalmente das questões fundamentais do ser social, a partir das categorias do trabalho, reprodução, ideologia e estranhamento. [...]
URI: 978 85 88072 25 1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45560
Aparece nas coleções:PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_fmnlopes.pdf328,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.