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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45495
Tipo: | TCC |
Título: | Caracterização da área urbana por concentração de NO2. |
Título em inglês: | Urban area characterization by NO2 concentration. |
Autor(es): | Sousa, Dálete Maria Lima de Sousa |
Orientador: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Palavras-chave: | Poluição atmosférica;Tráfego;Geoprocessamento;Gabarito das edificações;WRPLOT |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SOUSA, Dálete Maria Lima de. Caracterização da área urbana por concentração de NO2. 2017. 69 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | O crescimento da poluição mundial alcançará cerca de 9,8 bilhões de pessoas até 2050, das quais cerca de 70% residirá em zonas urbanas (UNITED NATIONS, 2015). No Brasil, o último censo de 2010 relevou que dos 190 milhões de habitantes, 85% residia em zonas urbanas. Em consonância com o aumento da população, houve também o crescimento da frota de veículos, saltando de 44 para 93 milhões em 2016, um aumento de 107% na última década. Com o aumento da frota, houve um acréscimo significativo no consumo de combustíveis, o que eleva as emissões de gases poluentes na atmosfera, ocasionando impactos negativos na qualidade do ar, clima, solo e infraestruturas no entorno. Diante disso, houve a criação e aprimoramento de políticas públicas, tecnologias de medição e monitoramento das emissões de poluentes atmosféricos, otimização dos transportes, entre outros. O presente estudo tem por objetivo principal o levantamento de hipóteses acerca das características do ar atmosférico em uma região urbana da cidade de Fortaleza e a sua relação com as possíveis variáveis diretamente influentes na sua manutenção e dispersão dos gases poluentes. Através de dados de NO2 coletados em diferentes pontos da cidade de Fortaleza, a partir do ano de 2010, permitiu a caracterização da região a partir dos índices de poluição disponíveis. Para tal, uma série de parâmetros foram analisados, como gabarito das edificações, velocidade e direção dos ventos, classificação das vias e fluxos de automóveis na via, avaliando cada um desses e sua relação com as faixas de concentração de NO2 (ppm), coletadas na presente área de estudo. Durante as análises, dentre os 38 pontos amostrados, oito destes encontram-se em concentrações mais elevadas entre 7,2ppm a 11ppm, dentre esses quatro encontram-se na região da secretária regional executiva centro e quatro na secretária regional executiva dois. Em gabaritos na faixa de mais alta, de 31m a 85m, observa-se que 40% das amostras estão com concentração acima de 5ppm. Quanto aos ventos há predominância na direção leste durante a maior parte do ano, responsável por 55% das recorrências. Na classificação das vias 72% das amostras em vias arteriais concentram-se na faixa acima de 5ppm, seguido de 33% em vias coletoras, e 27% quando em vias locais. Em vias de até 1.000 automóveis 58,3% das amostras possui valores de até 5ppm e outros 41,7% acima desse. Contudo, observou-se que existem correlações entre os parâmetros analisados e as concentrações de NO2. |
Abstract: | Global pollution growth will reach about 9.8 billion people by 2050, of which about 70% will be in urban areas (UNITED NATIONS, 2015). In Brazil, the last census of 2010 revealed that of the 190 million inhabitants, 85% lived in urban areas. In line with the increase in population, there was also the growth of the vehicle fleet, jumping from 44 to 93 million in 2016, an increase of 107% in the last decade. With the increase of the fleet, there has been a significant increase in fuel consumption, which increases the emissions of polluting gases in the atmosphere, causing negative impacts on air quality, climate, soil and surrounding infrastructure. In view of this, there was the creation and improvement of public policies, technologies for measuring and monitoring atmospheric pollutant emissions, and optimization of transportation, among others. The main objective of this study is to study the hypotheses about the characteristics of atmospheric air in an urban region of the city of Fortaleza and its relation with the possible directly influential variables in its maintenance and dispersion of the polluting gases. Through data from NO2 collected in different points of the city of Fortaleza, from 2010, allowed the characterization of the region from the available pollution indices. To do this, a series of parameters were analyzed, such as building model, speed and direction of the winds, classification of roadways and car flows in the road, evaluating each one of them and its relation with the concentration bands of NO2 (ppm) collected in the present study area. During the analysis, of the 38 points sampled, eight of these are in higher concentrations between 7.2ppm and 11ppm, among these four are in the region of the regional executive secretary center and four in the regional executive secretary two. In jigs in the highest range, from 31m to 85m, it is observed that 40% of the samples are with concentration above 5ppm. As for the winds, there is predominance in the eastern direction during most of the year, responsible for 55% of the recurrences. In the classification of the routes 72% of the samples in arterial ways concentrate in the range above 5ppm, followed by 33% in collecting ways, and 27% when in local roads. In up to 1,000 cars, 58.3% of the samples had values up to 5ppm and 41.7% higher than that. However, it was observed that there are correlations between the parameters analyzed and the NO2 concentrations. |
Resumen: | El crecimiento de la contaminación mundial llegará a unos 9.800 millones de personas en 2050, desde que aproximadamente el 70% vivirá en áreas urbanas (NACIONES UNIDAS, 2015). En Brasil, el El último censo de 2010 reveló que de los 190 millones de habitantes, el 85% vivía en áreas urbano En línea con el aumento de la población, también hubo un crecimiento de la flota. de 44 millones a 93 millones en 2016, un aumento del 107% en la última década. Con el aumento de la flota, hubo un aumento significativo en el consumo de combustible, el que aumenta la emisión de gases contaminantes a la atmósfera, causando impactos negativos en calidad del aire, clima, suelo e infraestructura circundante. Ante esto, hubo la creación y Mejora de las políticas públicas, medición de emisiones y tecnologías de monitoreo contaminantes del aire, optimización del transporte, entre otros. El presente estudio tiene como objetivo El objetivo principal es plantear hipótesis sobre las características del aire atmosférico en Una región urbana de la ciudad de Fortaleza y su relación con las posibles variables. directamente influyentes en su mantenimiento y dispersión de gases contaminantes. A través de los datos NO2 recogido en diferentes puntos de la ciudad de Fortaleza, desde el año 2010, permitió la caracterización de la región a partir de los índices de contaminación disponibles. Para este fin, un Se analizaron series de parámetros, como la construcción vientos, clasificación de carreteras y flujos de automóviles en la carretera, evaluando cada uno de estos y sus relación con los rangos de concentración de NO2 (ppm) recolectados en el área de estudio actual. Durante los análisis, entre los 38 puntos muestreados, ocho de ellos están en concentraciones más altas entre 7.2ppm y 11ppm, entre estos cuatro están en el región del centro de secretario ejecutivo regional y cuatro en el secretario ejecutivo regional dos. En plantillas en el rango más alto, de 31m a 85m, se observa que el 40% de las muestras son Con una concentración superior a 5 ppm. En cuanto a los vientos hay predominio en el este durante la mayor parte del año, representan el 55% de las recurrencias. En la clasificación de carreteras El 72% de las muestras arteriales están en el rango superior a 5 ppm, seguido del 33% en carreteras colectoras, y 27% en carreteras locales. En carreteras de hasta 1,000 automóviles, 58.3% del Las muestras tienen valores de hasta 5 ppm y otro 41.7% por encima de esto. Sin embargo, se observó que existen correlaciones entre los parámetros analizados y las concentraciones de NO2 |
Résumé: | La croissance mondiale de la pollution atteindra environ 9,8 milliards de personnes d’ici 2050, soit dont environ 70% vivront dans des zones urbaines (Nations Unies, 2015). Au Brésil, le dernier recensement de 2010, 85% des 190 millions d’habitants vivaient dans des zones urbain Parallèlement à l’augmentation de la population, il y avait aussi la croissance de la flotte de 44 millions à 93 millions en 2016, soit une augmentation de 107% par rapport à la dernière décennie. Avec l’augmentation de la flotte, la consommation de carburant a considérablement augmenté, l’émission de gaz polluants dans l’atmosphère, entraînant des impacts négatifs sur qualité de l'air, climat, sols et infrastructures environnantes. Compte tenu de cela, il y avait la création et amélioration des politiques publiques, des technologies de mesure et de surveillance des émissions polluants atmosphériques, optimisation des transports, entre autres. La présente étude vise à L’objectif principal est de faire des hypothèses sur les caractéristiques de l’air atmosphérique dans une région urbaine de la ville de Fortaleza et sa relation avec les variables possibles influent directement sur l’entretien et la dispersion des gaz polluants. À travers les données NO2 capté à différents endroits de la ville de Fortaleza, à partir de l'année 2010, permis la caractérisation de la région à partir des indices de pollution disponibles. À cette fin, un Les séries de paramètres ont été analysées, telles que la construction vents, classification des routes et des flux de voitures sur la route, en évaluant chacune d’elles et leur relation avec les plages de concentration de NO2 (ppm) collectées dans la zone d’étude. Au cours des analyses, parmi les 38 points échantillonnés, huit d’entre eux sont en les concentrations les plus élevées entre 7,2 ppm et 11 ppm, parmi ces quatre sont dans la région du centre du secrétaire exécutif régional et quatre du secrétaire exécutif régional deux. Dans les montages dans la plage la plus élevée, de 31 m à 85 m, il est observé que 40% des échantillons sont avec une concentration supérieure à 5 ppm. En ce qui concerne les vents, il y a prédominance à l'est pendant la majeure partie de l'année, représentant 55% des récurrences. Dans la classification des routes 72% des échantillons artériels se situent dans la plage supérieure à 5 ppm, suivis de 33% sur les routes collectrices et 27% sur les routes locales. Sur les routes de moins de 1 000 voitures, 58,3% de la les échantillons ont des valeurs allant jusqu'à 5 ppm et 41,7% supplémentaires. Cependant, il a été observé que il existe des corrélations entre les paramètres analysés et les concentrations de NO2 |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45495 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA AMBIENTAL - Monografias |
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