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Tipo: Capítulo de Livro
Título: A educação a distância e o processo de mercantilização do ensino superior
Autor(es): Araújo Filho, Antônio José Albuquerque de
Silva, Solonildo Almeida da
Silva, Simone Cesar da
Pereira, Helyane Candido
Palavras-chave: Educação a distância;Universidade;Mercantilização do ensino;Crise econômica
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: IFCE
Citação: ARAÚJO FILHO, Antônio José Albuquerque de; SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da; PEREIRA, Helyane Candido. A educação a distância e o processo de mercantilização do ensino superior. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 373-389.
Resumo: Este artigo analisa a Educação a Distância (EAD) e o processo de mercantilização do ensino superior pelo qual atravessa a educação no contexto histórico diante da crise estrutural do capital. Para tanto, observamos a função que a EAD assumiu como meta de democratização do acesso ao ensino superior na esfera pública e privada. Mészáros (2011), por exemplo já alertava-nos que vivenciamos uma crise na estrutura do capital e suas consequências reverberam em todos os palcos sociais. Já, Jimenez, Mendes Segundo e Rabelo (2009), por sua vez, articula que a Educação para Todos (EPT) constitui em necessidade do capital para sua reprodução. Compreendemos, ainda, que a EAD exerce um papel de intensificação na precarização das atividades do professor. O Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) atrelam a EAD como condição à formação para a cidadania e a empregabilidade da força de trabalho e do mercado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45470
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