Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45467
Title in Portuguese: O uso do jogo “bingo da química orgânica” no processo de ensino e aprendizagem de química orgânica para o ensino médio
Author: Borges, Eciângela Ernesto
Magalhães, Antonio Carlos
Pinho, Glauciane Camelo
Almeida, Maria Mozarina Beserra
Keywords: Jogos didáticos
Química orgânica
Ensino de química
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: BORGES, Eciângela Ernesto; et al. O uso do jogo “bingo da química orgânica” no processo de ensino e aprendizagem de química orgânica para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Abstract in Portuguese: O Ensino da Química Orgânica ainda é apresentado de forma tradicional e descontextualizado. Cabe ao docente buscar alternativas didáticas para reverter esse quadro. Este trabalho teve como objetivo elaborar e aplicar o jogo “Bingo da Química Orgânica” em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Ceará. O jogo didático foi confeccionado através do programa Word e impresso em papel de 40kg. Cada cartela foi composta por 12 estruturas, entre elas os grupos funcionais das funções oxigenadas e nitrogenadas e os grupos substituintes. Cada aluno recebeu uma cartela e uma caneta para marcá-la. O vencedor foi aquele que completou todos os símbolos. Foram aplicados 2 questionários: o 1º teve o intuito de avaliar como o Ensino de Química é visto pelos alunos, o 2º objetivou conhecer a opinião dos discentes em relação ao uso do jogo em Química Orgânica. Comparando os dois questionários, constatou-se que o jogo se apresentou como uma ferramenta que despertou o interesse da maioria dos estudantes, melhorando a compreensão do conteúdo abordado. Os resultados evidenciaram uma ampla aceitação em relação ao método proposto, que, segundo a grande maioria da turma, proporcionou aulas mais lúdicas e interativas, facilitando o aprendizado e despertando interesse pela disciplina de Química. Vale ressaltar que os jogos didáticos não substituem outras metodologias de aprendizagem, porém, apresentam-se como um instrumento auxiliar e complementar ao processo de ensino e aprendizagem. Cabe ao educador saber direcionar adequadamente o uso dos jogos didáticos de modo que fique evidente o porquê da aplicação dos mesmos para trabalhar alguns conceitos de forma a atingir os objetivos almejados. Assim, conclui-se que o jogo didático é uma ferramenta auxiliar de grande relevância para o Ensino de Química, uma vez que rompe com a mera exposição de conteúdos e exercícios, dando suporte ao docente e motivação ao aluno.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45467
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_eeborges.pdf50,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.