Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45377
Title in Portuguese: A práxis interdisciplinar do design e artesanato pelos alunos do Curso de Design-moda através de laboratórios de práticas manuais na Universidade Federal do Ceará
Author: Gonçalves, Wemerson José de Oliveira
Barbosa, Camille de Oliveira
Marques, Cyntia Tavares
Keywords: Interdisciplinaridade
Design
Artesanato
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: GONÇALVES, Wemerson José de Oliveira; BARBOSA, Camille de Oliveira; MARQUES, Cyntia Tavares. A práxis interdisciplinar do design e artesanato pelos alunos do Curso de Design-moda através de laboratórios de práticas manuais na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: A cena atual do profissional em Design de Moda no Brasil busca o resgate das tradições artesanais, projetando objetos com a visão do designer e a valorização das técnicas manuais para gerar novos efeitos de valores aos espectadores. Como afirma Denis (2000) design, arte e artesanato tem muito em comum e hoje, quando o design já atingiu uma certa maturidade institucional, muitos designers começam a perceber o valor de resgatar as antigas relações com o fazer manual. Assim, o trabalho visa reconhecer a existência de apropriação do conhecimento necessário para manter viva as práticas artesanais associadas ao design pelos alunos do curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará e como estas contribuem para a redução da evasão dos alunos. Através da demonstração dos conceitos sobre interdisciplinaridade, artesanato e design; Averiguar como estas áreas de conhecimento se relacionam e contribuem para a formação e permanência do aluno no curso Design-Moda e perceber se os laboratórios de técnicas manuais propicia a integração do aluno nos espaços da universidade. A partir do estado da arte, buscou-se um aprofundamento sobre os temas: interdisciplinaridade, design e artesanato. E por meio de encontros quinzenais com os alunos de diferentes semestres do curso de moda, desenvolvemos a aprendizagem, através de práticas, de técnicas manuais como o crochê, tricô e macramê. A coleta de dados, realizar-se-á por meio de um questionário aberto sobre o tema em questão. Espere-se como resultados, mostrar que os alunos buscam se apropriar e desenvolver o artesanato para agregar valor ao design de suas criações, bem como o engajamento nas ações do curso e a sociabilidade dos alunos na universidade. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa poderá corroborar com a importância de valorizar as artesanias locais aliados ao design de novos produtos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45377
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_wjogoncalves.pdf49,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.