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Tipo: Tese
Título: Práticas de gestão de pessoas, comprometimento organizacional e seus consequentes: satisfação no trabalho e intenção de rotatividade no contexto do comércio varejista
Título em inglês: People management practices, organizational commitment and its consequent: job satisfaction and turnover intention in the retail business context
Autor(es): Feitosa, Raquel Libório
Orientador: Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Coorientador: Pinho, Ana Paula Moreno
Palavras-chave: Gestão de Pessoas;Comprometimento Organizacional;Satisfação no Trabalho;Intenção de Rotatividade;Comércio Varejista
Data do documento: 2019
Citação: FEITOSA, Raquel Libório. Práticas de gestão de pessoas, comprometimento organizacional e seus consequentes: satisfação no trabalho e intenção de rotatividade no contexto do comércio varejista. 2019. 225f. - Tese - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Em cenário do trabalho atravessado por aspectos socioeconômicos, culturais, tecnológicos e legalistas, o comércio varejista representa 47,4% do Produto Interno Bruto brasileiro, sendo uma das maiores fontes de trabalho formal, possuindo, entretanto, o maior índice de rotatividade do país. Por tais razões, o estudo sobre Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas (PGP), Comprometimento Organizacional e seus consequentes, Satisfação no Trabalho e Intenção de Rotatividade, ocorreu no varejo. A pesquisa investigou como essas práticas influenciam o Comprometimento e de que forma a relação entre as PGP e Comprometimento impacta nos consequentes Satisfação no Trabalho e Intenção de Rotatividade. Esta pesquisa, quantitativa, descritiva e explicativa, utilizou questionário, respondido por 648 trabalhadores do comércio de Fortaleza, contendo dados demográficos e quatro escalas. O tratamento dos dados utilizou análises fatoriais, exploratórias e confirmatórias; análises de correlação e regressão; e modelagem por equações estruturais. Os resultados reforçam estudos sobre Comprometimento Normativo (CN) e Comprometimento de Continuação (CC) e apontam, ineditamente, a face dual do Comprometimento Normativo e o perfil Comprometimento Afetivo/Normativo (CA/CN) enquanto força motivadora a ser buscada. As práticas Recrutamento e Seleção (RS); Remuneração e Recompensas (RR); Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TDE); e Envolvimento são preditoras do Comprometimento, que, neste contexto, aparece como Obrigação por Dívida ou como Dever Moral de carga negativa. As práticas RS, RR e TDE explicam positivamente Obrigação por Dívida; e as práticas RS, Envolvimento e RR explicam negativamente Dever Moral. O Comprometimento surge como preditor de Satisfação, com o fator Obrigação por Dívida explicando positivamente a Satisfação com natureza do trabalho, promoções e salários. O fator Dever Moral explica negativamente Satisfação nas cinco dimensões. Comprometimento também é preditor de Intenção de Rotatividade, que se relaciona negativamente com Obrigação por Dívida e positivamente com Dever Moral. Os achados levaram à face dual do Comprometimento Normativo, desafiando o varejo a incrementar Práticas de Gestão de Pessoas que avancem do fator Obrigação por Dívida ao Dever Moral (perfil CA/CN) de carga positiva. O teste de modelagem do Comprometimento na posição linear não apresentou índices satisfatórios. Observou-se, nas análises, uma potencialidade do Comprometimento como mediador. Investiu-se em um segundo modelo, e a análise de mediação múltipla evidenciou o Comprometimento como mediador da relação entre todas as PGP e a Satisfação no Trabalho e entre todas as PGP e a Intenção de Rotatividade. Os fatores Satisfação com promoções, com salário e com a natureza do trabalho são mediados pelo Comprometimento em quase todas as PGP. No campo científico, o estudo contribui ao investigar fora do contexto anglo-saxônico, em país de cultura coletivista; enfocar dimensões menos pesquisadas do Comprometimento; incluir dois consequentes, utilizando amostra e análises robustas. Por fim, contribui ao testar dois modelos que articulam quatro construtos simultaneamente. No campo organizacional, encoraja desenvolver Práticas de Gestão de Pessoas que promovam a Satisfação, diminuam a Intenção de Rotatividade, por meio de um Comprometimento que traga mais benefícios às partes envolvidas, e que considerem aspectos culturais, socioeconômicos e legais do contexto brasileiro do trabalho.
Abstract: In a scenario of work traversed by socioeconomic, cultural, technological and legalistic aspects, retail trade represents 47.4% of the Brazilian Gross Domestic Product, being one of the largest sources of formal labor, having, with, the highest turnover rate in the country. For these reasons, the study on People Management Practices (PGP), Organizational Commitment and its Consequent, Job Satisfaction and Intention of Turnover ocurred in retail. The research investigated how these practices influence the Commitment and how the relationship between PGP and Commitment impacts the consequent Job Satisfaction and Intention of Turnover. This quantitative, descriptive and explanatory research used a questionnaire containing demographic data and four scales, answered by 648 workers from the Fortaleza trade. The data treatment used factorial, exploratory and confirmatory analyzes, correlation and regression analyzes, and structural equation modeling. The results reinforce the studies on Normative Commitment and Continuing Commitment, and unprecedently point to the dual face of Normative Commitment and the Affective / Normative Commitment (CA / CN) profile as a motivating force to be sought. The practices Recruitment and Selection (RS); Remuneration and Rewards (RR); Training, Development and Education (TDE) and Involvement are predictors of Commitment, which in this context appears as Debt Obligation or as a Moral Duty of negative charge. The practices RS, RR and TDE positively explain Debt Obligation; and the practices SR, Engagement, and RR negatively explain Moral Duty. Commitment emerges as a predictor of Satisfaction, with the Debt Obligation factor positively explaining Satisfaction with the nature of work, promotions, and salaries. The Moral Duty factor negatively explains Satisfaction in the five dimensions. Commitment is also a predictor of Intention of Turnover, which relates negatively to Debt Obligation and positively to Moral Duty. The findings led to the dual face of the Normative Commitment, challenging retailers to increase People Management Practices that progress from Debt Obligation to one basead to the factor Moral Duty of positive charge (CA / CN profile) factor. The Commitment modeling test in the linear position did not present satisfactory indices. Throughout the analyzes, a potentiality of the Commitment as a mediator was observed. We invested in a second model and the multiple mediation analysis showed the Commitment as a mediator of the relationship between all PGP and Job Satisfaction and between all PGP and the Intention of Turnover. Satisfaction with promotions, salary, and the nature of work factors are mediated by Commitment in almost all PGP. In the scientific field, the study contributes by investigating outside the Anglo-Saxon context, in a country of collectivist culture; focus on less researched Commitment dimensions, include two consequent; using robust sample and analysis. Finally, it contributes by testing two models that articulate four constructs simultaneously. In the organizational field, it encourages the development of People Management Practices that promote Satisfaction and reduce the Intention of Turnover, through a Commitment that brings more benefits to the involved parties, and that considers cultural, socioeconomic and legal aspects of the Brazilian work context.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45365
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