Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45360
Title in Portuguese: Ensaios sobre crescimento econômico : Instituições de Ensino Superior , qualidade das finanças públicas : abertura
Author: Nogueira, Leilyanne Viana
Advisor(s): Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Co-advisor(s): Ferreira, Roberto Tatiwa
Keywords: Instituições de Ensino Superior
Capital Humano
Desenvolvimento Institucional
Crescimento Econômico
Issue Date: 2019
Citation: NOGUEIRA, Leilyanne Viana. Ensaios sobre crescimento econômico: instituições de ensino superior; qualidade das finanças públicas; abertura. 2019.101 f. Tese(Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, 2019.
Abstract in Portuguese: O foco central deste primeiro capítulo é investigar os efeitos do capital humano gerado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e do desenvolvimento institucional sobre o crescimento econômico em nível municipal. Para tanto, a abordagem empírica consiste em: (1) estimar índices de eficiência para as IES, a partir da abordagem de fronteira de produção estocástica e por meio do estimador de máxima verossimilhança marginal simulada seguindo Belotti e Ilardi (2017); (2) avaliar e calcular índices de qualidade institucional; e (3) utilizar os índices na estimação de um modelo de crescimento na forma de painel dinâmico, a fim de se obter os efeitos investigados. Comprova-se que a eficiência das IES públicas, via elevação do estoque de capital humano, e a qualidade institucional favorecem o crescimento econômico local.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45360
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:CAEN - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tese_lvnogueira.pdf.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.