Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45300
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
Autor(es): Silva, Sammia Castro
Vasconcelos, José Gerardo
Mota, Bruna Germana Nunes
Palavras-chave: Corpo;Movimento;Educação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: SILVA, Sammia Castro; VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes. Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da “educação física”. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 1028-1037.
Resumo: O presente texto traz uma reflexão sobre as relações existentes entre os aspectos que envolveram o surgimento de sistemas educativos/disciplinares do corpo e a área do conhecimento intitulada “Educação Física” como um importante setor de produção intelectual, em diversos países do mundo e no Brasil. Estando a serviço dos interesses político-econômicos vigentes das organizações societárias em sua gênese, esse processo culminou na implementação da Educação Física como componente curricular de milhares de escolas ao redor do globo. Através de uma breve análise bibliográfica de aspectos históricos inerentes às principais tendências pedagógicas veiculadas pela comunidade acadêmica dessa área, procuramos refletir sobre principais ideias relacionadas ao movimento e ao disciplinamento do corpo. Observamos que, no Brasil, esse processo culminou numa produção intelectual que se mostra permeada por uma construção ideológica e perspectiva de promoção de uma educação crítica e emancipatória dos indivíduos através da cultura corporal de movimento. Atualmente, o desafio que se verifica nesse contexto educacional é a superação das barreiras existentes entre teoria e práxis pedagógica. Vivenciando-se uma esperança e expectativa de uma educação holística, transdisciplinar e lúdica do ser humano, havendo o interesse em proporcionar reintegração entre mente, alma e natureza, expressas na formação de um indivíduo reflexivo e inserido numa sociedade mais harmoniosa, democrática e inclusiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45300
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_scsilva.pdf448,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.