Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45294
Tipo: Resumo
Título: Caracterização e expectativas de estudantes ingressantes no curso de graduação em farmácia
Autor(es): Monteiro, Sonia Garcia
Costa, Alanna Carla da
Paz, Lucas Mateus da
Marinho, Francisco Aucélio Alves
Oliveira, Maria de Fátima
Palavras-chave: Ingressantes;Estudantes;Farmácia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MONTEIRO, Sonia Garcia; et al. Caracterização e expectativas de estudantes ingressantes no curso de graduação em farmácia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar os estudantes ingressantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará e verificar quais são as suas expectativas em relação ao curso. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário. Foram analisados 41 estudantes ingressos no segundo período de 2016, com faixa de idade de 17 a 44 anos, maioria do sexo feminino (63,41%), solteiros (95,12%), procedentes (46,34%) e residentes em Fortaleza (82,92%), não exercem atividades remuneradas (82,92%), renda familiar de mais de três salários mínimos (43,90%), moram com os pais (58,53%), terminaram o ensino médio em escola pública (48,78%) e nunca frequentaram outro curso de graduação (80,48%). A escolha do curso de Farmácia no SISU foi à primeira escolha entre 73,17% dos estudantes, sendo o principal motivo da escolha “mais oportunidades no mercado de trabalho” (46,34%) e pretendem concluir o curso 82,92%. As áreas de atuação de maior interesse entre os ingressantes foram Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, onde estes declaram que a influência em sua decisão pela área foi à aptidão (78,04%) e a maioria tem interesse sem seguir a área acadêmica fazendo mestrado e doutorado (48,78%). A formação acadêmica deve dialogar com as expectativas dos ingressantes, visando à satisfação pessoal do aluno e ao reconhecimento social da profissão, bem como às diversas possibilidades de atuação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45294
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_sgmonteiro.pdf49,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.